O grupo automóvel Stellantis anunciou o lançamento da primeira plataforma de cockpit virtual do mundo, que possibilita a disponibilização de tecnologias de infoentretenimento aos clientes 100 vezes mais depressa do que nos processos anteriores.
A nova plataforma, que está disponível para demonstração no Consumer Electronics Show (CES), de Las Vegas, usa o software QNX Hypervisor da BlackBerry através da cloud Amazon Web Services (AWS) de forma a replicar os comados do automóvel e o sistema de infoentretenimento para facilitar a avaliação.
Desta forma, os designers e engenheiros da Stellantis podem criar versões virtuais realistas de um cockpit de um determinado veículo e marca, fazendo com que se comportem como se estivessem numa viatura real, mas sem necessitar de alterar o software principal que os executa, o que permite segundo a empresa “reduzir, em alguns casos, para até 24 horas processos que costumavam levar meses a ser lançados”.
Com a nova ferramenta as representações virtuais de gráficos, áudio e entradas de ecrã sensível ao toque/rato/teclado, tem um comportamento com pouca ou nenhuma diferença face a um automóvel real.
A Stellantis espera com este novo cockpit virtual acelerar o feedback dos clientes e, com o mínimo de esforço, replicar a experiência do cockpit de uma determinada marca e veículo, bem como fazer alterações em tempo real para otimizar a experiência do condutor.
“Com o nosso ‘cockpit’ virtual, estamos a revolucionar não apenas a nossa abordagem, mas também a dos nossos fornecedores e parceiros do setor. Essencialmente, estamos aptos a ficar ainda mais próximos das necessidades dos nossos clientes através dessa tecnologia, com ciclos de desenvolvimento mais ágeis, retornos mais rápidos em termos de ‘feedback’ e entregas imediatas da tecnologia”, referiu Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis.