A Stellantis vai investir cerca de 1,5 mil milhões de euros para adquirir aproximadamente 20% da Leapmotor, tornando-se assim um acionista de relevo, de forma reforçar a sua posição no maior mercado automóvel do mundo.
O acordo prevê a criação da Leapmotor International, uma joint venture liderada pela Stellantis que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para o fabrico, de produtos Leapmotor fora da ‘Grande China’.
A parceria visa impulsionar ainda mais as vendas da Leapmotor na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo que aproveita a presença comercial global da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da marca Leapmotor noutras regiões, começando pela Europa.
Desta forma, a Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e rentável da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias mutuamente benéficas. A joint venture espera iniciar as exportações no segundo semestre de 2024.
As duas empresas consideram que a oferta de produtos de veículos elétricos da Leapmotor complementa a atual tecnologia e o portefólio de marcas da Stellantis e trará soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes em todo o mundo. A Stellantis terá dois lugares no Conselho de Administração da Leapmotor e nomeará o CEO da joint venture Leapmotor International.
“À medida que se desenrola a consolidação entre as empresas emergentes de veículos elétricos na China, torna-se cada vez mais evidente que um conjunto de empresas eficientes e ágeis da nova geração de veículos elétricos, como a Leapmotor, virá a dominar os segmentos principais na China”, sublinhou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Através deste investimento estratégico podemos preencher um espaço vazio no nosso modelo de negócio e beneficiar da competitividade da Leapmotor, tanto na China como fora dela”, concluiu Carlos Tavares
Recorde-se que a Stellantis investirá mais de 50 mil milhões de euros na próxima década em eletrificação para cumprir os objetivos do plano estratégico Dare Forward 2030 e assim atingir 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% das vendas de automóveis de passageiros e de comerciais ligeiros nos Estados Unidos em veículos elétricos a bateria até 2030.
Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o apoio de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa.