A Toyota Gazoo Racing (TGR), coincidindo com o arranque, em Monte Carlo, do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2026, apresentou uma nova edição especial do GR Yaris, modelo que serve de base ao Rally1 de competição da marca nipónica. Criada em homenagem a Sébastien Ogier, que conta com nove títulos na disciplina, celebra a vitória no Mundial de 2025, o terceiro ganho com o fabricante japonês pelo piloto francês de 42 anos.
Numa primeira fase, o GR Yaris Sébastien Ogier 9x World Champion Edition estará disponível apenas no mercado nipónico, num total de 100 unidades, que serão atribuídas por sorteio. A abertura das inscrições está marcada para a primavera, na “GR app”, a aplicação da TGR para smartphones. Depois, a Toyota disponibilizará outro lote de 100 exemplares na Europa, mas apenas em mercados selecionados.




Esta versão conta com equipamentos exclusivos, que refletem as preferências e a individualidade de Ogier, e é baseada no pacote de desempenho aerodinâmico do GR Yaris apresentado em 2025. Na lista de recursos, sistema de tração integral 4WD, desenvolvido em colaboração com o piloto francês, com modo SEB (diminutivo de Sébastien, obviamente!) ao invés do original Track, que regula a distribuição do binário entre os eixos dianteiro/traseiro na proporção 40:60.
Esta nova edição especial do GR Yaris também conta com um modo Morizo, em substituição do Gravel, em homenagem ao chairman da Toyota, Akio Toyoda (cuja assinatura está presente na placa identificativa existente no interior de cada exemplar desta série limitada, e onde também consta o respetivo número), fã assumido de desportivos. Este programa otimiza a capacidade de tração nas acelerações, nas travagens e em curva, o que aumenta as competências dinâmicas do veículo.
O interior e o exterior foram beneficiados de forma a satisfazer a exclusividade e a qualidade que Sébastien Ogier exigiu neste projeto, mas sem que o GR Yaris perdesse a ligação ao mundo dos ralis. A cor Black Gravite da carroçaria é nova e exclusiva (evoca, também, as atividades desportivas da TGR em 2025), a que se juntam as jantes em preto mate, as pinças de travão em azul, e a grelha com decoração tricolor inspirada na bandeira francesa. Motivo replicado nas costuras do volante (com um diâmetro ligeiramente mais pequeno, e comandos reorganizados de acordo com os conhecimentos adquiridos pela equipa com a participação do GR Yaris Rally2 do WRC2), ao passo que o travão de mão posicionado na vertical dispõe de um punho novo, revestido a pele com pespontos cinzentos.














