A Mercedes-Benz terminou com a produção do Smart ForTwo em março de 2024, após 25 anos de produção. No entanto, o pequeno modelo elétrico pode estar de volta até ao final da década.
Quem o disse foi o CEO europeu da Smart, Dirk Adelmann, que em entrevista ao britânico “Auto Express” anunciou que a marca está a estudar a viabilidade de fazer regressar o ForTwo.

Dirk Adelmann revelou ainda que o futuro ForTwo vai definir o segmento A. “O segmento A é, para nós, muito interessante, porque está a crescer“.
Embora tudo aponte para que o futuro ForTwo surja com uma imagem compacta e um interior espaçoso, o CEO europeu da Smart reconheceu que o novo modelo “será significativamente menor em tamanho do que o #1 e o #3, mas garantidamente será um Smart. Isso não quer dizer que tenha uma imagem retro, a Smart geralmente não segue uma filosofia retro, estamos a olhar para o que vem a seguir”, disse Adelmann.
Recorde-se que o conhecido modelo de dois lugares foi inicialmente concebido como um veículo elétrico na década de 1990, mas mais tarde acabou por ver a gama crescer com um modelo com motor de combustão, e com milhões de unidades construídas ao longo do tempo.
Em 2019, a Mercedes criou com a chinesa Geely uma joint venture que passou a gerir a Smart. Nesse mesmo ano, a marca terminou com a produção dos modelos a combustão e a Smart tornou-se na primeira marca europeia de automóveis elétricos.