Wolfgang Ufer, até aqui responsável na Alemanha pela marca detida em partes iguais pela Geely e pela Mercedes-Benz, é o novo CEO da smart Europa, substituindo no cargo Dirk Adelmann, entretanto nomeado para a liderança da Mercedes-Benz na Suíça. A passagem de testemunho oficial está marcada para 1 de março, e a mudança não tem qualquer impacto na estratégia, nem no planeamento de produto, do fabricante criado em 1994, e controlado pela joint-venture sedeada em Ningbo, na China, desde 2019.
Dirk Adelmann deixa uma marca em crescimento na Europa, e com uma gama de modelos em expansão – na agenda para este ano, apresentação do #2, o citadino sucessor do fortwo descendente do dois lugares (City-Coupé) com que o fabricante surgiu no mercado europeu, no final da década de 1990, com o propósito de revolucionar a mobilidade urbana. Wolfgang Ufer pretende aumentar a colaboração com a Mercedes-Benz e a rede de retalho, para aumentar as sinergias entre mercados e, sobretudo, encontrar fórmulas que permitam aumentar as vendas.
Neste período de transição, anuncia-se uma intensificação da colaboração entre equipas de trabalho. Wolfgang Ufer encontra-se muito bem identificado com a smart (e a Mercedes-Benz), e é descrito como um elemento de continuidade, e não de rutura, precisamente devido ao conhecimento da marca e dos mercados em que opera. E tem, ainda, um histórico de colaboração com Dirk Adelmann, o que facilitará a passagem de todos os dossiers da marca na Europa.
“A equipa da smart Europa construiu uma excelente base de trabalho nos últimos anos. Estou muito ansioso por liderá-la na próxima etapa do nosso crescimento na Europa, obviamente, aproveitando a gama de produtos com que contamos, a marca distintiva que temos, e, também, a capacidade e a qualidade da nossa rede”, afirmou Wolfgang Ufer. Já Mandy Zhang, Responsável Global da smart, e Presidente do Conselho de Supervisão da smart Europa, justificou a escolha com a necessidade da continuidade, e a importância da experiência: “Wolfgang Ufer combina um entendimento profundo do negócio da marca com uma experiência de mercado enorme, e uma visão clara sobre o caminho para o sucesso na região”.
Já Dirk Adelmann, no início do processo do adeus à smart Europa, disse que “foi um privilégio” estar à frente da divisão europeia do fabricante durante seis anos: “Enquanto equipa, redefinimos uma marca única, e introduzimos, com os modelos #1, #3 e #5, uma gama de produtos totalmente elétrica. muito bem-recebida pelos clientes europeus. E agradeço a confiança dos nossos principais acionistas, a Mercedes-Benz e a Geely, bem como a dedicação de todos os parceiros na área do retalho”.








