Skoda Peaq: a marca checa do Grupo VW anunciou, oficialmente, o nome do SUV que será lançado até final do ano, e passará a ocupar o lugar de topo da respetiva gama. A designação pretende expressar o posicionamento diferenciado de um modelo que competirá numa classe em que pontificam propostas como o Hyundai Ioniq 9, o Kia EV9 ou o Peugeot e-5008, com as quais partilha a configuração interior de até sete lugares.
Posicionado acima de Epiq, Elroq e Enyaq, o Peaq é o quarto SUV 100% elétrico da oferta do fabricante de Mladá Bolesvav, tem por base a mais recente evolução da plataforma MEB do conglomerado germânico, e, no catálogo da Skoda, constitui uma alternativa ao Kodiaq, produzido apenas com motorizações de combustão ou híbridas. Foi antecipado pelo Vision 7S, protótipo que contava com um amplo leque de soluções à imagem da fórmula “Simply Clever” da marca, como o monitor giratório com 14,6’’, montado ao centro do tablier, ou a cadeirinha para bebés fixada no prolongamento da consola entre os bancos (e orientada para trás).

Esse estudo de 2022, com cerca de 5,0 m de comprimento (“contra” os 4,65 m do Enyaq e do Enyaq Coupé), montava uma bateria com 89 kWh de capacidade, o que justificava a promessa de mais de 600 km de autonomia, embora o grande destaque fosse a estreia da linguagem estilística Modern Solid, mais recentemente introduzida na oferta da Skoda. Que afirma que o novo Peaq transporta para a produção em série diversas ideias desenvolvidas e experimentadas no Vision 7S, ainda que, neste primeiro momento de comunicação, apenas tenha divulgado o nome do modelo.
O ano passado, e considerando os registos de janeiro e novembro, na Europa, só a VW, a Tesla e a BMW venderam mais automóveis elétricos do que a Skoda, segundo os números da Dataforce. As suas vendas, neste particular, ascenderam a 152 481 unidades, mais 111% do que no período homólogo de 2024, devido ao sucesso do Elroq, o segundo modelo do género mais vendido no Velho Continente, atrás do Tesla Model Y.
A Skoda, para o verão, também prepara o lançamento do Epiq, que posicionará no outro extremo da gama, por medir somente 4,1 m de comprimento: integra a família de citadinos elétricos de que também fazem parte Cupra Raval, VW ID. Polo, e VW ID. Cross, será fabricado pela marca alemã em Pamplona, e é a alternativa elétrica ao Kamiq com motores térmicos. E o construtor checo também tem planos para a produção da carrinha antecipada pelo protótipo Vision O, estreado em setembro último, no IAA de Munique, aidna que a sua versão de produção, assente numa plataforma do grupo teutónico ainda por estrear (SSP), tenha apresentação oficial aprazada apenas para 2027/2028.








