A Škoda reforçou a frota policial do seu país-natal com 352 unidades do Kodiaq, o SUV posicionado no topo de gama do fabricante propriedade do Grupo VW. Os veículos foram produzidos sob medida para o desempenho da função a que se destinam, e as forças de segurança em questão participaram, até, num programa de desenvolvimento que definiu todos os equipamentos a serem nos mesmos instalados.
Assim, todas as unidades montam o motor a gasolina 2.0 TSI com 265 cv, combinado com uma caixa robotizda e com a tração integral, a mesma combinação da versão de topo RS do Kodiaq. Fazendo ainda parte da sua dotação, entre outros itens, o amortecimento adaptativo DCC+ (sistema que também foi adaptado às necessidades específicas dos novos “agentes de quatro rodas” da polícia da República Checa Chéquia), as jantes de 18’’, e o sistema de travagem otimizado.
Estes Kodiaq serão utilizados em missões de patrulha e controlo de tráfego. Entre os seus equipamentos exclusivos, e não considerando a decoração, encontram-se novos elementos luminosos– tejadilho, base do para-brisas, grelha, e interior do portão traseiro –, sirenes, rádios para comunicação tanto com o comando de operações, como com outros veículos, martelo quebra-vidros, e retrovisor auxiliar para controlo de movimento nos bancos traseiros. Referência, também, para o modo “espião” – ativando-o, a viatura move-se muito discretamente, sem luzes que denunciem a sua presença.




O reforço de equipamento eletrónico justificou, ainda, a instalação de uma bateria adicional, com sistema de carregamento reforçado. Para a bagageira, estes Kodiaq contam com duas configurações, uma adaptada às necessidades das equipas de resposta imediata, a outra às das patrulhas de trânsito. Na primeira, compartimento fechado para armas. Na segunda, e por imposição das missões “burocráticas”, há sistema para transformar prateleiras numa pequena secretária (a habitual solução “Simply Clever”, que é imagem de marca da Skoda).
Falta apenas mencionar as barras de proteção dianteiras, que tanto protegem os Kodiaq, como permitem realizar manobras de imobilização de viaturas em fuga, encostando a dianteira do SUV à zona lateral traseira do veículo que é preciso parar, descompensando o apoio do eixo traseiro, e obrigando-o a efetuar um pião (manobra apelidada de PIT, ou Pursuit Immobilization Technique).









