A Skoda Auto anunciou que produziu o seu milionésimo sistema de baterias para os automóveis elétricos do Grupo VW produzidos com base na Plataforma Modular Elétrica (MEB), na fábrica principal em Mladá Boleslav.
A marca checa tem vindo a fabricar baterias de alta tensão desde 2019, quando iniciou a produção de baterias para o Superb iV com um sistema híbrido plug-in. Atualmente, a empresa concentra-se exclusivamente na produção de baterias maiores para veículos totalmente elétricos baseados na plataforma MEB.
Para isso, a fábrica de Mladá Boleslav, conta com duas linhas de montagem que produção diariamente 1.500 unidades, o que segundo a Skoda representa que a cada 60 segundo é concluída uma bateria para modelos baseados na plataforma MEB.
Estas baterias de iões de lítio apresentam um design modular, permitindo a produção de uma ampla gama de baterias de alta tensão. Estas são compostas por 8 a 13 módulos com 16 a 26 células, oferecendo uma capacidade de 55 a 91 kWh (capacidade líquida: 52 a 86 kWh), e que são instaladas no Enyaq e no Elroq, bem como, em outros veículos das marcas do Grupo VW, casos dos modelos da VW, Seat, Cupra e Audii.
“Alcançar o marco de um milhão de sistemas de baterias produzidos pela Skoda Auto para veículos do Grupo VW, é um testemunho da dedicação da nossa equipa e da estreita colaboração entre as diferentes marcas. Este feito também sublinha o nosso compromisso com a mobilidade sustentável e a nossa contribuição para impulsionar a transformação da indústria, rumo a um futuro mais verde. Com determinação, estamos agora a dar os próximos passos: a construção de uma nova unidade de produção de sistemas de baterias em Mladá Boleslav já está em andamento.”, disse Andreas Dick, membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para Produção e Logística, em comunicado.