O Skoda Fabia número cinco milhões saiu recentemente da linha de produção em Mladá Boleslav, na República Tcheca. Desde 1999, este modelo de entrada acessível, juntamente com o Octavia, marcou um marco fundamental na história moderna da marca.
A primeira geração do Fabia foi construída sobre uma plataforma completamente nova do Grupo VW e destacou-se como um dos automóveis mais espaçosos da sua classe, combinando praticidade, com uma excelente relação qualidade-preço e uma série de funcionalidades Simply Clever.
Esta fórmula vencedora tornou o Fabia um sucesso na Europa e noutros países. A quarta geração atual apresenta motores de combustão modernos e económicos e sistemas de segurança avançados. Dada a sua popularidade e importância duradouras para a marca, a produção do atual Fabia vai continuar para além de 2030.
“Alcançar a marca de cinco milhões de unidades do Skoda Fabia é realmente uma conquista excecional – tanto para a nossa equipe de produção quanto para a empresa como um todo. Lançado em 1999 como o segundo modelo totalmente novo desenvolvido sob a égide do Grupo VW, o Fabia rapidamente se tornou um símbolo da marca e um pilar fundamental da nossa linha”, disse Andreas Dick, membro do Conselho de Administração da Skoda Auto
Primeira geração do Skoda Fabia (1999 – 2008)

O Skoda Fabia destacou-se a 14 de setembro de 1999 entre as principais estreias no 58.º Salão Automóvel de Frankfurt. Lançado como um hatchback de cinco portas com 3,96 metros de comprimento, o Fabia foi o sucessor do Skoda Felicia. Menos de um ano depois do seu lançamento, foi apresentada uma versão carrinha e, em 2001, entrou em produção uma berlina. O design da primeira geração do Fabia foi desenvolvido por uma equipa de cerca de vinte designers, sob a liderança do então chefe de design da marca checa, Dirk van Braeckel. Construído sobre a plataforma PQ24 para automóveis pequenos, a primeira geração do Fabia dispunha de uma vasta gama de motorizações. Em março de 2003, foi lançada a versão desportiva RS, equipada com um motor 1.9 TDI turbodiesel de 130 cv, oferecendo uma combinação de performance, dinâmica e eficiência de combustível.
Segunda geração do Skoda Fabia (2007 – 2014)

A segunda geração do a Fabia foi revelada no Salão Automóvel de Genebra em março de 2007. Embora assente na mesma plataforma da primeira geração, o novo modelo apresentava um ligeiro aumento em altura (+47 mm) e comprimento (+22 mm).
Em setembro de 2007, foi lançada a versão carrinha, de caráter mais prático. Dois anos depois, a Skoda decide ampliar a gama com a introdução da variante Scout e da versão desportiva RS, equipada com um motor a gasolina 1.4 TSI turbo de 180 cv. Esta geração assinalou também a estreia da popular edição Monte Carlo.
Terceira geração do Skoda Fabia (2014 – 2022)
O Salão Automóvel de Paris em outubro de 2014m foi o palco para apresentação pública da terceira geração do Fabia. Aproveitando a moderna plataforma PQ26, o modelo adotou linhas mais vincadas e dinâmicas, sendo 90 mm mais largo e 30 mm mais baixo do que o seu antecessor. Foram introduzidas melhorias significativas em segurança e conforto, incluindo o Front Assist, cruise control adaptativo e um sistema de monitorização da fadiga do condutor. A renovação de meio de ciclo desta terceira geração surge em 2018, com a marca a equipar o Fabia com novas tecnologias, como faróis full LED e monitorização de ângulo morto.
Quarta geração do Skoda Fabia (2021 – presente)

A atual geração do Fabia foi lançada na primavera de 2021 como um hatchback de cinco portas, construído sobre a plataforma MQB A0. O design é da autoria de uma equipa liderada pelo chefe de Design da Skoda, Oliver Stefani. A quarta geração supera os 4,1 metros de comprimento, e o espaço de bagageira aumentou para 380 litros, 50 litros a mais do que a geração anterior. O veículo está equipado com funcionalidades topo de gama, como o Travel Assist 2.0, Estacionamento Automático, Lane Assist, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Side Assist para mudança de faixa e Front Assist com proteção preditiva para peões e ciclistas.