A Skoda acaba de anunciar o arranque da produção em série da nova geração do Kodiaq na fábrica de Kvasiny, na República Checa, onde a marca investiu €49 milhões para modernizar aquela unidade de produção.
Lançado em 2016, e sujeito a um restyling em 2021, o maior dos SUV da marca checa é um dos modelos que mais contribuiu para a mudança de imagem da Skoda que já produziu mais de 870 mil unidades do Kodiaq desde o seu lançamento.
A segunda geração, que vai chegar ao mercado em breve, continua a contar com motores de combustão, mas o Kodiaq passa a dispor de uma inédita variante elétrica, que só vai chegar em 2026, primando por um design exterior mais moderno, destacando-se frente escultural, com o logotipo da Skoda com acabamento fosco localizado no capot e grelha hexagonal de generosas dimensões, a exemplo do que acontece o elétrico Enyaq iV.
Assente na mais recente evolução da plataforma modular MQB do Grupo VW, o novo Kodiaq irá propor motorizações a gasolina e a gasóleo, e, ainda, uma nova derivação híbrida plug-in de tração dianteira. Neste caso, o motor 1.5 TSI Evo 2 combina-se com um motor elétrico, com uma caixa pilotada DSG de dupla embraiagem e seis velocidades, e com uma bateria com 25,7 kWh de capacidade, para oferecer 204 cv de potência, e até 100 km de autonomia em modo totalmente elétrico, podendo, também, receber carregamentos em corrente alternada de até 11 kW, ou rápidos de até 50 kW.
Quanto às opções com motores de combustão, sempre combinados com a caixa DSG de sete relações, a versão a gasolina mild hybrid, igualmente de tração dianteira, é animada pelo 1.5 eTSI de 150 cv; seguindo-se-lhe a opção 2.0 TSI, com 204 cv, a mesma caixa de velocidades e tração integral. Por fim, entre a oferta a gasóleo, estarão disponíveis o 2.0 TDI de 150 com tração dianteira; e o 2.0 TDI de 193 cv com tração integral.
A segunda geração do Kodiaq vai chegar com os mais recentes sistemas de ajuda à condução, bem como a nova suspensão adaptativa DCC Plus Dynamic Chassis Control, com amortecedores controlados eletronicamente individualmente, que foi estreada no VW Tiguan.