A Skoda acaba de anunciar a abertura de encomendas para o mercado nacional do Elroq o primeiro modelo totalmente elétrico da marca checa na estrategicamente importante categoria de SUV compactos, com um preço indicativo que arranca nos desde €28.500 + IVA, ou seja, €35.055, para a variante de entrada no nível de equipamento mais básico.
O novo Elroq é a mais recente opção na crescente gama elétrica da Skoda, que incluirá vários novos modelos nos próximos anos. O SUV compacto é a alternativa elétrica ao Karoq e oferece paridade de preço com o seu homólogo a gasolina em muitos mercados.
O Elroq é um compacto com cerca de 4,50 metros de comprimento e que apresenta com uma frente que se destaca pela nova linguagem de design a que a Skoda chama Modern Solid, com novas óticas segmentadas a que se junta um painel preto brilhante que serve para ocultar sensores e a câmara dianteira, que substitui a tradicional grelha.
Além de trazer um novo visual à linha Skoda, com superfícies limpas e uma linha de tejadilho inclinada introduzidas com o Modern Solid, o Elroq também beneficia de uma aerodinâmica aprimorada, que permite à marca checa anunciar um coeficiente de 0,26, graças a muitas soluções inovadoras, como o design dos espelhos ou o sistema de refrigeração frontal que abre e fecha dependendo das necessidades de arrefecimento da bateria.
O Elroq oferece um interior generoso, incluindo a maior bagageira do seu segmento com 470 litros de capacidade, que podem chegar aos 1580 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Destaque ainda para o ecrã de infoentretenimento de 13” com uma interface de utilizador ainda mais intuitiva. Os interiores Design Selection utilizam inúmeros materiais inovadores e sustentáveis. Existem também novas caraterísticas Simply Clever, entre as quais compartimentos inteligentes que oferecem 48 litros de capacidade de arrumação e uma rede de arrumação para o cabo de carregamento sob o piso da bagageira. Uma vasta gama de funcionalidades de conectividade intuitivas, sistemas de assistência avançados e até nove airbags asseguram um conforto de condução superior e o mais elevado nível de segurança ativa e passiva. Está disponível como opção um head-up display com funções de Realidade Aumentada e gráficos otimizados.
Para além disso, o Elroq está dotado do assistente por voz Laura com integração de ChatGPT, que permite ajudar a comandar o sistema de infoentretenimento, ou a navegação, entre outros.
Tendo por base a plataforma MEB do Grupo VW para veículos elétricos, o Elroq é oferecido na fase de lançamento em três versões, a variante de entrada 50 com uma bateria de 55 kWh e um motor instalado no traseiro de 175 cv, permitindo uma autonomia de até 375 km. A versão 60 está equipada com uma bateria de 63 kWh e oferece 204 cv, anunciando uma autonomia de até 400 km. Ambas têm binário máximo de 310 Nm e alcançam uma velocidade máxima de 160 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é de 9 segundos na versão 50 e de 8,5 segundos na 60.
Por último, as versões topo de gama, 80 e 85x, está última com tração integral, que apresenta uma bateria significativamente maior de 82 kWh e 286 cv de potência e um binário máximo de 545 Nm que promete oferecer até 581 km de autonomia.
Estas versões topo de gama aceleram de 0 a 100 km/h em 6,6 e 6,2 segundos, respetivamente e alcançam uma velocidade máxima de 180 km/h.
Os tempos de carregamento da bateria e a tecnologia variam de acordo com o modelo, mas o Elroq suporta carregamento rápido DC de 145 kW, 165 kW e 175 kW. Este último pode permite carregar a bateria de 82 kWh de 10 a 80% em apenas 28 minutos.
A Skoda revelou que as primeiras unidades do Elroq vão chegar ao mercado nacional no final do primeiro trimestre de 2025.