A Skoda anunciou esta quinta-feira, que o sucessor da terceira série de modelos totalmente elétricos mais vendida da Europa no ano passado já entrou em produção.
A marca checa começou a produzir o renovado Enyaq, na fábrica de Mladá Boleslav. O renovado Enyaq é o segundo modelo de produção da marca checa a incorporar a nova linguagem de design Modern Solid, apresentando uma frente marcante com um Tech-Deck Face renovado em preto brilhante, Light Band e faróis de feixe de LED Matrix recém-projetados.

O novo design do Enyaq é agora mais aerodinâmico, o que permitiu, segundo a marca checa, reduzir o coeficiente de arrasto do SUV de 0,257Cd para 0,245Cd, enquanto a versão Coupé passou de 0,240Cd para 0,229Cd, o que contribui para o aumento significativo da autonomia dos veículos no ciclo WLTP.
O renovado Enyaq apresenta-se nas variantes s SUV e SUV coupé, ambas partilhando a plataforma MEB e uma distância entre eixos de 2,76 metros. O eixo dianteiro está equipado com travões de disco ventilados e pinças de um pistão para o Enyaq 60 e de dois pistões para os Enyaq 85 e Enyaq 85x, enquanto o eixo traseiro está equipado com travões de tambor.
As duas versões contam com uma suspensão dianteira MacPherson com braços triangulares inferiores e uma barra estabilizadora transversal, associada a uma suspensão Multilink com cinco braços transversais e barra estabilizadora de torção na traseira. O conforto pode ser ampliado com os amortecedores adaptativos DCC ou a direção progressiva com uma relação de desmultiplicação variável.

O renovado Skoda Enyaq apresenta-se com três níveis de motorização. O modelo de entrada é agora o Enyaq 60, que substitui o 50, e que está dotado de um motor elétrico de ímanes permanentes no eixo traseiro de 204 cv de potência e 310 Nm e binário máximo que é alimentado por uma bateria de iões de lítio 63 kWh, que permite uma autonomia de 437 km para a versão SUV e de 446 km para a variante Coupe. A velocidade máxima é de 160 km/h.
A variante Enyaq 85 também tem um motor elétrico e tração traseira, mas está equipada com uma bateria de iões de lítio de maiores dimensões, composta por doze módulos, com uma capacidade bruta de 82 kWh e autonomia de 586 km para a versão SUV e de 596 km para o Coupé. O motor produz uma potência de 286 cv e um binário máximo de 545 Nm.

Já o Enyaq 85x também está equipado com a bateria maior de 82 kWh com uma autonomia de 549 km para a versão normal e de 558 km para o Coupé, mas apresenta-se com dois motores elétricos, um por eixo, permitindo tração integral. Este sistema ajusta continuamente a potência transmitida às rodas dianteiras, reduzindo o consumo de energia e melhorando a estabilidade direcional. Ambas as versões atingem uma velocidade máxima de 180 km/h.
Todas as variantes do renovado Skoda Enyaq permitem capacidades de carregamento elevadas: até 165 kW para o Enyaq 60 e um máximo de 175 kW para o Enyaq 85x. Desta forma a marca checa anuncia que a bateria maior pode ser carregada entre 10 e 80% em 28 minutos nas estações de carregamento rápido DC. Já o Enyaq 60 pode ser carregado de 10 a 80% em apenas 24 minutos. Todos os modelos carregam até 11 kW em estações de carregamento AC.
