ARenault anunciou que decidiu colocar as patentes doFireman Acess, sistema anti-incêndios para modelos elétricos e PHEV, à disposição de toda a indústria automóvel mundial, no âmbito de uma política de licenciamento gratuito.
O Fireman Acess é uma inovação exclusiva da Renault que permite aos serviços de socorro apagar um incêndio num automóvel elétrico praticamente no mesmo tempo que num automóvel de combustão.

Do ponto de vista técnico, um disco adesivo é colocado sobre uma abertura no invólucro da bateria de tração do veículo, selando-a para uma utilização normal. Se o veículo se incendiar e as chamas se propagarem à bateria, o jato potente da mangueira de incêndio desloca o disco e encharca as células com água – a única forma rápida e eficaz de parar a reação térmica.
Desta forma, um incêndio numa bateria pode ser extinto em apenas alguns minutos, em comparação com as várias horas e dez vezes mais água sem esta caraterística.
A Renault registou sete patentes para este sistema, que está agora instalado em todos os automóveis elétricos e híbridos plug-in vendidos pela Renault, Dacia, Alpine e Mobilize, em todo o mundo.
Desta forma, o Grupo Renault demonstra o seu empenho em melhorar a segurança rodoviária dos cidadãos de todo o mundo, ao disponibilizar a patente do inovador sistema Fireman Acess a toda a indústria automóvel.
“Inovar para melhorar a segurança rodoviária faz parte do que somos na Renault. Estamos particularmente orgulhosos da parceria desenvolvida com os bombeiros nos últimos anos. O Fireman Acess é uma demonstração prática do que se pode conseguir, combinando a nossa experiência como fabricante, com as competências dos homens e mulheres que nos mantêm seguros todos os dias”, disse Luca de Meo, CEO da Renault.