Desde 2006 que a Red Bull possui duas equipas na Fórmula 1 – atualmente designadas por Red Bull e Visa Cash App RB F1 Team. Apesar de as sinergias se enquadrarem nos regulamentos existentes, nunca deixou de haver alguma controvérsia sobre o grau de influência da equipa principal (Red Bull) na sua formação de jovens. Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, abordou de novo o assunto, sendo um dos principais críticos ao considerar que as regras podem ir mais além.
Em conferência de imprensa, o dirigente americano falou do aspeto da independência real das equipas, exemplificando com o caso dos clubes Red Bull na Liga dos Campeões de futebol: ‘Se olharem para o que aconteceu na Liga dos Campeões, foi muito controverso, e eles tiveram de provar independência total. E quando tens infraestruturas partilhadas, vês na Netflix e o chefe de equipa da Red Bull toma a decisão sobre o piloto que vai para a AlphaTauri. Quando ouves Helmut [Marko, consultor da Red Bull] a dizer que vão fazer tudo o que podem dentro dos regulamentos para juntar as dduas. Quando ouves o diretor-executivo deles a dizer que precisam de usar as suspensões deles porque é o segundo componente mais importante do carro, isso não me parece independente de todo. Portanto, estou muito mais interessado na independência das dez equipas do que na co-propriedade em si, embora entres em aspetos em torno da governação e votação’.
Sobre as alegações da falta de rentabilidade das equipas de F1 dadas pela Red Bull, Brown desvalorizou: ‘Agora com o teto orçamental, o diretor-executivo deles comentou que nenhuma equipa é rentável. Isto é factualmente impreciso. Das sete equipas no Reino Unido, quatro foram rentáveis no ano passado. Não sei sobre as duas de Itália e sobre a da Suíça, porque têm um tipo de reporte diferente. Presumo que sejas rentável [dirigindo-se a Frédéric Vasseur, chefe de equipa da Ferrari]. Portanto, provavelmente metade do pelotão. Quando comecei na Fórmula 1 estávamos a perder uma enorme quantidade de dinheiro. E através da combinação do teto orçamental, que foi criado para estabilidade financeira, e do trabalho árduo da nossa equipa comercial, agora somos rentáveis’.