A colisão dramática entre Sergio Perez e Carlos Sainz na penúltima volta do Grande Prémio do Azerbaijão não só terminou com as suas corridas, mas também deu à McLaren uma vantagem de 20 pontos na classificação do campeonato mundial de F1 de 2024. A colisão, que ocorreu durante uma intensa batalha pelo P3, deixou ambos os pilotos atordoados e desiludidos.
Falando antes do Grande Prémio de Singapura, Perez admitiu que o incidente foi resultado de “movimentos errados no momento errado” e enfatizou que colocar a culpa era irrelevante. “No final, não importa quem teve culpa,” disse Perez. “Estamos todos apenas a tentar fazer o nosso melhor lá fora.”
Após a colisão, os dois pilotos encontraram-se sentados lado a lado no centro médico, ligados a monitores de frequência cardíaca, tentando entender o que acabara de acontecer. Sainz descreveu a cena awkward: “Estávamos a olhar um para o outro e a dizer: ‘Amigo, o que é que… aconteceu ali?’ Eu disse-lhe, ‘Não fiz nada a ti. Não te fechei.’ Estávamos ambos perplexos.”
Apesar da natureza de alto risco do incidente, Sainz revelou que a tensão acabou por dar lugar a risadas, com ambos os pilotos a desvalorizarem o contratempo. “Foi um pódio que nos escapou, mas no final, acabámos por brincar sobre isso. Sem ressentimentos entre nós,” insistiu Sainz.
A colisão desencadeou rumores nas redes sociais de que Perez tinha agressivamente atingido o capacete de Sainz ou empurrado a sua cabeça logo após o incidente, uma alegação que Perez foi rápido a desmentir. “Parece pior no vídeo do que realmente foi,” explicou Perez. “Carlos é um dos meus melhores amigos entre os pilotos. Ele é a última pessoa com quem eu gostaria de ter um incidente.”
Perez também elogiou os seus mecânicos pelo trabalho rápido na reparação do seu carro, esperando recompensar os seus esforços com uma forte performance em Singapura. “A minha equipa fez um trabalho incrível para colocar o carro de volta em forma,” disse Perez. “Isso mostra o quanto estamos a esforçar-nos, e eu realmente quero dar-lhes algo para celebrar no domingo.”
Ambos os pilotos superaram o incidente de Baku e estão focados na redenção este fim de semana. Como disse Perez, “Viramos a página, e espero que ambos possamos ter uma corrida tremenda.” A batalha continua, e com as tensões altas na corrida pelo campeonato, todos os olhos estarão em como estes dois pilotos se recuperam do seu erro custoso.