A dura temporada de Sergio Perez continuou com a sua eliminação na Q2 durante a qualificação do Grande Prémio de Singapura, culpando alterações na configuração que enviaram o seu carro Red Bull na “direção errada.” Depois de mostrar potencial no Azerbaijão, onde estava a caminho de um pódio até um confronto tardio com Carlos Sainz, Perez esperava construir sobre esse impulso. Em vez disso, encontrou dificuldades em extrair aderência e ficou perplexo ao cair para o 13º lugar na grelha.
Perez foi forçado a uma melhoria tardia na Q1 apenas para se safar para a segunda fase, mas a sua sorte piorou na Q2. Apesar de o seu colega de equipa Max Verstappen garantir o segundo lugar na grelha, Perez viu-se incapaz de igualar o ritmo, atribuindo as suas dificuldades a uma combinação de travões em sobreaquecimento e à incapacidade de aquecer os seus pneus.
“Não sei, a Q1 parecia realmente boa e suave,” disse Perez. “Mas na Q2, senti que estava a escorregar muito mais e não conseguia aquecer o pneu. Foi apenas uma tarde muito complicada.” As dificuldades de Perez com o pneu Soft na Q2 foram agravadas por problemas nos travões, com o piloto mexicano a notar que os seus travões estavam a funcionar demasiado quentes e faltavam a mordida necessária para lutar por um lugar no top dez.
O principal culpado por suas dificuldades, no entanto, parecia ser as alterações na configuração feitas durante a noite que afetaram negativamente o equilíbrio do seu RB20. “Mudámos bastante no carro, e acho que fomos na direção errada,” admitiu Perez. “Estivemos numa janela melhor ontem e apenas perdemos muita competitividade.”
Com as ultrapassagens notoriamente difíceis nas ruas apertadas de Marina Bay, Perez reconhece que terá de contar bastante com a estratégia da sua equipa para conseguir um bom resultado na corrida. “Vai ser difícil, mas faremos tudo o que pudermos a partir do muro dos boxes para voltar a subir na classificação,” concluiu.
A saída de Perez na Q2 é mais um golpe numa temporada frustrante de altos e baixos, e a pressão estará sobre ele e a sua equipa para tomar as decisões certas enquanto luta para se recuperar da sua baixa posição na grelha.