Sébastien Loeb alcançou esta terça-feira a sua primeira vitória na edição de 2024 do Dakar. Para tal, superou Yazeed Al Rajhi, embora o piloto da Arábia Saudita continue a liderar a geral nesta sua prova caseira. O navegador português Paulo Fiúza ajudou Vaidotas Zala a um oitavo lugar.
Depois dos furos de ontem, Nasser Al-Attiyah (Nasser Racing/Prodrive Hunter) foi o mais veloz durante boa parte da etapa. No entanto, quebrou de ritmo na parte final. Loeb (Bahrain Raid Xtreme/Prodrive Hunter) foi eficaz e completou os 229km cronometrados em 2h36m02s para levar de vencida. Superou Al Rajhi (Overdrive Racing/Toyota) por 1m08s. Al-Attiyah ainda caiu para terceiro, sendo 1m22s mais lento do que Loeb.
Os Audi de Carlos Sainz e de Stéphane Peterhansel completaram o top cinco, na frente do Century de Mathieu Serradori. Acompanhado de Fiúza, Zala (X-Raid Arijus Team/MINI) fez mais uma prestação sólida para regressar aos resultados no top dez com o oitavo crono.
Na classificação geral, Al Rajhi mantém-se na liderança e até reforçou a posição, estando agora 4m29s na frente de Sainz. Al-Attiyah é terceiro e em quarto está Lucas Moraes (Toyota) – que, depois de vencer ontem, hoje abriu caminho e perdeu algum tempo. Mattias Ekström (Audi) é oitavo e, com a vitória na tirada, Loeb subiu a sexto. Zala e Fiúza ascenderam a nono.
Top dez da Etapa 4:
Top dez da geral: