A Seat acaba de confirmar o arranque da produção na fábrica nova de baterias que instalou no complexo industrial de Martorell, situado nas imediações de Barcelona. Esta unidade é capaz de fabricar até 1200 baterias por dia, e fornece, também, não só a divisão Cupra do fabricante espanhol, como as restantes marcas do Grupo VW envolvidas no programa “Electric Urban Car”, ao abrigo do qual serão lançados, durante 2026, quatro utilitários 100%: Cupra Raval, Skoda Epiq e VW ID. Polo e ID. Cross.
Aliás, foi, justamente, à Seat que o maior construtor automóvel europeu entregou o desenvolvimento deste programa, extremamente importante para o futuro do grupo, devido à popularidade do segmento em que se os seus quatro protagonistas no mercado europeu. A inauguração da fábrica de baterias coloca, assim, a casa de Martorell no epicentro da mobilidade do futuro.

A construção desta infraestrutura, com cerca de 64 000 metros quadrados, obrigou a um investimento na ordem dos 300 milhões de euros. A instalação está apta a fabricar um “pack” de baterias a cada 45 segundos, ou seja, 1200/dia, ou 300 000/ano. “A inauguração desta fábrica de montagem representa um ponto de viragem na história da Seat. Em Espanha, encontramo-nos, finalmente, preparados para fabricar os elétricos que tornarão a mobilidade do futuro mais acessível em toda a Europa”, afirmou Markus Haupt, CEO da Seat e da Cupra.
Já a partir de 2026, esta fábrica alimentará, em exclusivo, a linha de produção dos “gémeos” Cupra Raval e VW ID.Polo, através de sistema de transporte automático das baterias sobre ponte com cerca de 600 metros de comprimento. Desta forma, e graças à instalação de um sistema de painéis solares capaz de produzir 70% das necessidades energéticas da unidade nova, reduzem-se, e de forma expressiva, as emissões poluentes associadas a este processo de produção.
Skoda Epiq e VW ID. Cross, recorda-se, também serão fabricados em Espanha, na unidade que o Grupo Volkswagen detém em Pamplona, na região de Navarra.









