A comemorar o seu 75.º aniversário, a Seat acaba de apresentar a mais recente atualização de dois dos seus mais populares modelos: Ibiza e Arona. O primeiro já um ícone do segmento dos utilitários, com mais de seis milhões de unidades vendidas ao longo de cinco gerações, desde a sua estreia, em 1984; o SUV urbano tendo já vendido mais de 750 mil unidades desde o seu lançamento, 2017 – em ambos as melhorias operadas assentam em três pilares fundamentais: num visual renovado, num interior mais refinado, e no pressuposto de constituírem propostos com valor global mais forte.
Visualmente, as modificações operadas nos revistos Ibiza e Arona tiveram por objetivo conferir-lhes um design mais característico e atual. Estão disponíveis novas cores (e duas opções de tejadilho contrastante, em preto ou cinento, no Arona), assim como uma gama completamente renovada de jantes de liga leve, de 15” a 18” (duas novas opções de 17”, e outras tantas de 18”, no Ibiza; passando o Arona a contar com duas novas opções de 16”, e também duas de 18” – em qualquer dos casos, disponíveis com acabamentos pintados ou maquinados).






Na traseira, o lettering com o nomo do modelo é, agora, em alumínio escurecido, e, no Ibiza, o para-choques foi redesenhado – mas, em ambos, o que realmente mais mudou foi a secção dianteira, totalmente renovada. Veja-se o novo desenho da grelha hexagonal, com malha diamantada com acabamento mate/polido; os novos faróis totalmente por LED, mais estreitos, com nova assinatura luminosa e superior capacidade de iluminação; o novo para-choques; e os sensores e faróis de nevoeiro com moldura em preto.
No interior, dominado por um novo acabamento em preto, a marca espanhola garante ter melhorado a qualidade, o design e a conectividade. Por isso, existem novos tecidos em relevo, nomeadamente nos bancos; um forro do tejadilho mais escuro; painéis das portas com acabamento em tecido; pela perfurada a revestir o volante – e, na versão FR da edição de lançamento, os bancos desportivos são de série. Ao mesmo tempo, foi introduzido um novo sistema de som com seis altifalantes, subwoofer e amplificador de 300 W; e o carregamento por indução para dispositivos móveis passar a contar com 15 W e potência e refrigeração.
Com lançamento no mercado previsto para a Primavera de 2026, os rejuvenescidos Ibiza e Arona não apresentam novidades no que à oferta de motores diz respeito. A versão atmosférica de 80 cv do três cilindros de 999 cc, combinada com uma caixa manual de cinco velocidades, continua a ser exclusiva do Ibiza; sendo comuns aos dois as respetivas derivações sobrealimentadas de 95 cv (caixa manual de cinco velocidades) e de 115 cv (com caixa manual seis velocidades, ou caixa poilotada DSG de dupla embraiagem e sete velocidades); assim como o quatro cilindros 1.5 TSI de 150 cv (que tem sempre acoplada a caixa DSG de sete relações).














