O diretor de corrida da Formula E, Scot Elkins, anunciou a sua aposentadoria do cargo, com efeito após o E-Prix de Miami em abril, citando razões pessoais.
Elkins, que ocupou a função nos últimos sete anos, será substituído pelo seu adjunto, Marek Hanaczewski, que anteriormente liderou o E-Prix de São Paulo, a corrida de abertura da temporada. A FIA confirmou que Elkins e Hanaczewski trocarão oficialmente de funções a partir do double-header do E-Prix de Jeddah na próxima semana. A partir do fim de semana do E-Prix de Mónaco, Hanaczewski será acompanhado por Beniot Dupont, o atual responsável pelas operações de circuito da Formula E.
Elkins Despede-se
Num comunicado emotivo, Elkins explicou a sua decisão de se afastar do cargo:
“Após dez anos na Formula E, chegou a hora de me retirar como diretor de corrida. Com a recente perda do meu pai em dezembro passado, tenho novas responsabilidades que requerem o meu tempo e atenção em casa.
“Embora esperasse completar a Temporada 11 e me retirar no seu final, os meus planos foram agora acelerados, e o meu foco permanece na minha família. Continuarei a trabalhar no automobilismo, principalmente em projetos baseados nos EUA.
“Fui honrado por fazer parte do paddock da Formula E e sou grato pelas amizades que se formaram ao longo dos anos. Embora esteja muito triste por sair, estou confiante na equipa que permanecerá. Trabalhámos juntos de perto, e sei que estão comprometidos em fazer do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E um sucesso, esta temporada e nas muitas que virão.”
Hanaczewski Assume o Cargo
O sucessor de Elkins, Marek Hanaczewski, expressou a sua gratidão e entusiasmo pelo novo desafio que se avizinha:
“Assumir o cargo de Diretor de Corrida é um novo capítulo emocionante na minha carreira no automobilismo, e a continuação de uma jornada que começou há 13 anos.
“Desde 2017, tive o privilégio de trabalhar ao lado de Scot, que tem sido não apenas um grande líder, mas também um mentor, professor e amigo. Estou incrivelmente grato pelo conhecimento, experiência e confiança que ele partilhou comigo ao longo dos anos.
“A sua contribuição para a Fórmula E é inegável, e aprecio profundamente o tempo que passámos a trabalhar juntos. Agora, estou ansioso para liderar as operações de corrida e garantir o crescimento e sucesso contínuos do Campeonato do Mundo ABB FIA Fórmula E.”
Apoio da FIA à Nova Liderança
Marek Nawarecki, o Diretor Sénior de Desportos de Circuito da FIA, elogiou Elkins pelas suas imensas contribuições para a Fórmula E e expressou confiança na nova liderança:
“Scot fez uma grande contribuição para o campeonato totalmente elétrico, moldando o seu desenvolvimento e garantindo altos padrões de direção de corrida. A sua experiência e liderança farão falta, mas tenho plena confiança em Hanaczewski e Dupont para continuar o seu legado e impulsionar a Fórmula E para a frente.”
À medida que Elkins se prepara para se afastar da Fórmula E, o seu impacto na série permanece inegável. Com Hanaczewski e Dupont à frente, o campeonato está preparado para continuar a ter sucesso no mundo em constante evolução do desporto motorizado elétrico.