Valtteri Bottas, um piloto finlandês da Sauber, teve uma mudança inesperada em seu engenheiro de corrida de Fórmula 1 antes do Grande Prêmio de Miami. O representante da equipe Sauber, Alessandro Alunni Bravi, revelou que a Audi teve um papel nessa troca repentina. Antes da corrida, foi anunciado que Steven Petrik, um ex-engenheiro de desempenho da Ferrari, substituiria Alex Chan como contato de comunicação por rádio de Bottas. Essa decisão não foi tomada pelo próprio Bottas, e ele expressou surpresa com a mudança. O impacto dessa alteração foi evidente em Miami, pois Bottas recebeu uma penalidade de três posições no grid por atrapalhar outro piloto durante a qualificação Sprint.
Alunni Bravi confirmou que o CEO da Sauber, Andreas Seidl, foi responsável pela reestruturação, que faz parte da transição da equipe para a Audi. As mudanças implementadas não são a estrutura final da equipe de corrida, mas sim um passo em direção à organização futura. O objetivo é trazer pessoas com experiência e conhecimento de equipes de ponta para auxiliar no desenvolvimento de processos e análises. Petrik já vinha trabalhando com Bottas desde o teste da Pirelli após o GP da China, e o piloto foi informado da decisão em Xangai.
O momento da revelação sobre a mudança do engenheiro de corrida não estava relacionado ao anúncio da Sauber sobre a contratação de Nico Hulkenberg da Haas na próxima temporada. De acordo com Alunni Bravi, foi simplesmente um dos primeiros passos na implementação de uma nova organização dentro da equipe de corrida o mais rápido possível. O sucesso final dessa decisão só será determinado com o tempo.