A start-up americana Aitekx ultrapassou a Tesla e está a ser uma das sensações do Salão Automóvel de Los Angeles, com a estreia da versão definitiva da sua pick-up elétrica futurista Robotruck 1T, um clone da Cybertruck, que faz até 885 km entre carregamentos… A jovem empresa de Silicon Valley, na Califórnia, inova no desenho dos faróis, e num ou outro elemento de estilo, mas, a começar no nome (Robotruck vs. Cybertruck), passando pelo logótipo, que é um “A”, mas a dar ares de “T” a branco e vermelho, e até à imagem espacial, as linhas deste surpreendente modelo parecem copiadas a papel químico do automóvel prometido por Elon Musk para antes do final do ano.
Até as proporções são aproximadas. A Aitekx RoboTruck 1T está disponível em versões com dois, três ou cinco lugares, de cabine simples ou dupla, medindo 4,77 m ou 5,02 m de comprimento, respetivamente, e contando com uma caixa aberta com 1,86 m, a permitir carregar objetos com até 3,5 m com o portão traseiro aberto.
A nível mecânico, confirmadas as configurações com um motor elétrico e tração traseira, e com dois motores, um por cada eixo, e tração integral. Para esta última, a marca anuncia 3,6 segundos nos 0-100 km/h e uma autonomia de até 885 km.
Não foram revelados os valores de potência, nem a capacidade das baterias, mas a Aitekx RoboTruck 1T já tem preços anunciados desde 45 mil dólares (cerca 41 mil euros) para a variante de acesso, enquanto a versão de topo HyperAIX Sports Signature AWD arranca nos 99 mil dólares (cerca de 90 mil euros).