O piloto espanhol de 29 anos, que ficou em terceiro lugar na corrida de abertura da temporada no Bahrein, teve que ceder seu lugar ao piloto reserva Oliver Bearman no Grande Prêmio da Arábia Saudita devido à sua recuperação de uma cirurgia. Sainz estará de volta à pista em Albert Park, embora não esteja em plena forma física e não tenha tido a oportunidade de treinar no simulador da equipe em Maranello. Apesar de sua confiança em poder competir durante todo o fim de semana de corrida, ele afirmou que não hesitaria em se afastar novamente se seu corpo exigisse. “Se eu não me sentir bem amanhã, serei o primeiro a admitir que preciso de mais duas semanas antes da próxima corrida”, informou aos repórteres no paddock de Albert Park na quinta-feira. “E eu não sou alguém que quer sentir dor, sofrer ou piorar as coisas. Então não sou tolo. Serei muito claro sobre como estou me sentindo e tudo mais”.
Durante a ausência de Sainz, Bearman conquistou um impressionante sétimo lugar em sua estreia na F1 em Jeddah, o que lhe rendeu o título de “Piloto do Dia” e elogios de outros pilotos. Sainz, também, ficou impressionado com o desempenho de Bearman, embora tenha sido difícil para ele ver outra pessoa em seu carro. “Bem, não é uma sensação agradável, obviamente, não poder correr, especialmente depois de um início tão forte na temporada, vendo o quão competitivo o carro estava novamente em Jeddah, e calculando quantos pontos você perdeu devido à cirurgia”, expressou.
Sainz não é o primeiro piloto a retornar rapidamente de uma apendicite. Alex Albon também passou por isso antes do Grande Prêmio da Itália de 2022, resultando em Nyck de Vries assumindo seu lugar no carro da Williams, mas o piloto tailandês voltou para a corrida seguinte em Cingapura. Embora Sainz não esteja preocupado com a falta de prática no simulador, ele reconheceu que só descobrirá como seu corpo responderá às demandas da corrida quando estiver atrás do volante. “Até você estar em um carro de F1 e sentir as forças, é impossível saber”, comentou. “O que eu sei é que hoje estou muito melhor do que ontem, e ontem estava muito melhor do que dois dias atrás. Então, com esse progresso, estou bastante encorajado e positivo”, concluiu o piloto espanhol.