Carlos Sainz Penalizado com Penalização de Greve por Bloquear Hamilton na Qualificação
Num surpreendente desenrolar de eventos em Suzuka, o piloto da Williams na Fórmula 1, Carlos Sainz, foi alvo de um grande revés após receber uma penalização de três lugares na grelha por impedir Lewis Hamilton durante a sessão de qualificação para o Grande Prémio do Japão. O incidente ocorreu quando Hamilton, a tentar garantir um lugar na Q3, encontrou o Williams de Sainz a bloquear o seu caminho na Curva 1 nos momentos finais da Q2.
Apesar de Sainz ter expressado a sua falta de consciência em relação à situação, afirmando: “Não recebi qualquer aviso da equipa sobre isto”, a penalização foi ainda assim aplicada pelos comissários do GP do Japão. A declaração dos comissários destacou os pormenores da obstrução, indicando que Sainz estava numa volta rápida enquanto Hamilton estava numa volta de saída, levando Hamilton a ter que sair da pista para evitar Sainz na Curva 1.
Esta penalização de grelha fez com que Sainz descesse da sua posição de qualificação em 12º lugar para 15º na grelha de partida, colocando-o atrás do Red Bull de Yuki Tsunoda. Entretanto, o colega de equipa de Sainz, Alex Albon, começará a corrida a partir do nono lugar, apenas uma posição atrás de Hamilton.
As repercussões desta penalização são significativas para Sainz, uma vez que agora enfrenta um desafio mais difícil na corrida, começando mais atrás na grelha do que inicialmente previsto. Com as tensões a aumentarem no paddock da F1, todos os olhares estarão em Sainz enquanto ele tenta abrir caminho pelo pelotão na sua busca por pontos cruciais na batalha pelo campeonato.