Carlos Sainz Jr, representando a Ferrari, tem como objetivo terminar entre os três primeiros na corrida de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio do Bahrain. Apesar de não ter alcançado o progresso que esperava na sessão final, Sainz mantém o otimismo. A Ferrari mostrou promessa durante os treinos livres, surgindo como a principal concorrente da Red Bull pela pole position. No entanto, Charles Leclerc ficou em segundo lugar no grid, atrás do pole Max Verstappen por dois décimos de segundo. Sainz, que terminou em quarto na classificação, largará à frente de Sergio Perez no segundo carro da Red Bull. Refletindo sobre a sessão de classificação, Sainz reconheceu o bom desempenho da equipe no Q1, mas expressou decepção pelo fato de a melhoria esperada no Q3 não ter se concretizado.
Sainz explicou que um horário de início da sessão mais tarde resultou em melhorias menos significativas em uma pista que já estava fria. O vento variável também desempenhou um papel em suas dificuldades.
No entanto, o piloto espanhol está confiante de que a Ferrari fez o progresso necessário durante o inverno para melhorar seu desempenho nas corridas.
“Acredito que estamos mais ou menos lá”, afirmou Sainz ao olhar para o próximo grande prêmio. “Temos chances de chegar ao pódio se executarmos uma corrida impecável.
“No entanto, estaremos largando do lado sujo da pista, e o Checo terá pneus macios novos amanhã, o que lhe dará uma vantagem de dois ou três segundos. Ele será muito difícil de ser batido.
“Acho que a Mercedes, nós, McLarens e Aston Martins têm um ritmo similar. Será uma corrida intrigante.”
Enquanto Sainz busca um lugar no pódio, ele é menos otimista em relação à capacidade da Ferrari de impedir que Verstappen e a Red Bull conquistem sua primeira vitória da temporada.
“Vamos esperar até a corrida. É aí que eles de repente aumentam seu nível e mostram uma degradação e ritmo de corrida que ninguém mais consegue acompanhar”, comentou sobre os campeões reinantes.
“No ano passado, se você olhar para as últimas oito corridas, sempre estávamos perto deles na classificação. Este ano, sentimos que estávamos novamente ao alcance na classificação. Quanto à corrida, descobriremos amanhã.”
Quando perguntado se acredita que a Ferrari deste ano é uma base melhor do que o modelo de 2023, Sainz respondeu: “Sim, é uma base melhor. É mais previsível e temos uma melhor compreensão dela.
“Agora estamos preparados para lutar por melhores resultados, espero que este ano. No entanto, o ritmo de corrida da Red Bull ontem ainda parece muito forte.
“Mas, espero que não demos um passo atrás na corrida como fizemos no ano passado com as Mercedes, McLarens e Astons. Apenas amanhã dirá.”