A Dacia é o único fabricante de automóveis a oferecer motores a bicombustível, a gasolina e a GPL, ECO-G100 em toda a sua gama, e acaba de anunciar que já vendeu 1 milhão de veículos a GPL, desde 2010. Uma solução cada vez mais apelativa, e que está presente em Portugal desde a década de 1980, onde a Dacia continua a ser a marca que mais aposta em motorizações a bi-fuel, a gasolina e GPL.
O sistema bicombustível, que passou a chamar-se ECO-G100, em 2020, fornecendo até 170 Nm de binário a partir das 2000 rpm. Além disso, a unidade de propulsão ECO-G100 é mais potente do que a versão a gasolina (com mais 10 cv e mais 10 Nm), e consome menos 10% e emite menos 10% de CO2.
Atualmente a opção da Dacia pelo GPL faz parte dos seus modelos Sandero, Sandero Stepway, Duster e também do Jogger e a decisão de reforçar o crescimento do número de veículos com a tecnologia bi-fuel é justificada pela acentuada diferença de preço do GPL Auto, que é bastante mais económico que a gasolina, uma diferença de cerca de 55%, o que segundo a marca pode traduzir-se numa poupança significativa num depósito de 50 litros.
As vantagens do GPL, não se ficam apenas pelos custos do combustível, já que a Dacia fez saber que o valor de emissões de CO2 também é mais reduzido, em 10%, o ruído de funcionamento diminui em 50% e as despesas de manutenção de um modelo com tecnologia bi-fuel, anunciadas pela Dacia, são inferiores em 30% a um modelo a combustível tradicional.
Os modelos da Dacia são concebidos e construídos para funcionar a GPL e o depósito está situado no compartimento onde se encontra a roda sobresselente nos outros automóveis, pelo que não ocupa espaço no depósito de gasolina ou na bagageira.
Para o condutor a gestão da tecnologia bi-fuel é realizada no interior do veículo, onde estão disponíveis indicadores de autonomia para cada depósito, integrados painel de instrumentos, e para além disso, o condutor pode optar por selecionar o combustível pretendido para circular através de um simples botão, ou automaticamente, no caso de o depósito em utilização terminar, inviabilizando que o veículo fique parado.
Em Portugal, a Dacia é a líder de vendas incontestada no segmento dos automóveis movidos a Bi-Fuel (GPL+Gasolina), com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel a ser responsável por mais de 65% das vendas globais: 65% do Sandero, 90% do Jogger e 70% do novo Duster.