O design é o ponto de partida numa primeira interação com um veículo. Num vídeo de apresentação, agora revelado pela Nissan, os especialistas da marca japonesa revelam todos os segredos e falam da história do design da nova geração do Nissan Leaf recentemente redesenhado e reprojetado, mostrando como a forma e a função foram combinadas para criar um crossover elétrico elegante, inteligente e distinto.
Desde a linha do tejadilho fluida e a carroçaria esculpida até ao spoiler traseiro exclusivo, o exterior do novo Nissan Leaf reflete um grande passo no design aerodinâmico focado nos veículos elétricos.
Giovanny Arroba, vice-presidente da Nissan Design Europe e James Coaley engenheiro sénior de sistemas exteriores do Nissan Technical Centre Europe explicam como cada detalhe foi moldado com um objetivo específico, desde o apelo visual até à eficiência que aumenta a autonomia.
Embora compacto por fora, o Nissan Leaf oferece um interior espaçoso e cuidadosamente projetado para o dia a dia. Com 437 litros de volume de carga, uma bagageira com piso duplo e um novo teto panorâmico de vidro escurecível, o habitáculo foi projetado para oferecer praticidade e conforto.
O novo Leaf tem por base a plataforma CMF-EV que esconde a bateria e o sistema de propulsão debaixo do piso. Isto cria um piso plano e sem obstáculos que se traduz num interior visivelmente mais espaçoso para os passageiros, mantendo o centro de gravidade baixo e a condução ágil.

Detalhes premium, incluindo luzes traseiras 3D e ecrãs duplos de 14,3’’, contribuem para uma sensação moderna e de alta tecnologia.
Cuidadosamente ajustado para refletir as expectativas do condutor, o design equilibra o apelo emocional com a funcionalidade do mundo real. Desde as assinaturas de iluminação e superfícies refinadas até materiais mais suaves e layout espacial, todas as escolhas foram feitas a pensar no condutor moderno de veículos elétricos.
Lançado em 2010, o Leaf é um recordista de vendas entre os modelos da Nissan, com mais de 700 mil unidades comercializadas em todo o mundo, marcado a história do primeiro modelo 100% elétrico de grande produção.

A nova geração, está disponível com um único motor elétrico que movimenta as rodas dianteiras, e que a Nissan diz ser 75% mais silencioso e 10% menor do que o anterior.
A versão de entrada possui uma bateria de 52 kWh e uma potência de 174 cv e 345 Nm de binário máximo, superior à do seu antecessor. Já a versão topo de gama conta com uma bateria de 75 kWh e um motor elétrico mais potente, capaz de gerar uma potência de 214 cv e 355 Nm de binário.
A Nissan promete uma autonomia de até 488 km para a versão com bateria de 75 kWh, com capacidade de carregamento rápido que pode adicionar 250 km em apenas 14 minutos. Além disso, quando num posto de carregamento CC de 150 kW, a bateria pode recarregar de 10% a 80% da sua carga em 35 minutos.