A Audi está a caminho da Fórmula 1 em 2026… ou não. Passamos a explicar: os rumores dos últimos dias apontam para que o projeto conjunto com a Sauber mude de identidade para Porsche. Ambas as marcas são do Grupo Volkswagen, e a dos «Quatro Anéis» já negou este cenário.
De facto, a Porsche chegou a equacionar um programa de fornecimento de unidades motrizes na F1 – que ficou pelo caminho, apostando antes na resistência com o 963 LMDh. No entanto, segundo o f1i.autojournal.fr poderá haver uma alteração – passando a designação da Audi para Porsche na F1.
O antigo diretor-executivo da Audi, Markus Duesmann, foi o grande responsável pelo projeto na classe rainha, mas o seu sucessor Gernot Döllner não revela o mesmo entusiasmo e admite fazer esta cedência à Porsche. O construtor de Estugarda não teria de fazer qualquer trabalho de raiz, assumindo tudo no ponto deixado pela Audi.
No entanto, de modo a poder ter recursos suficientes para a F1, poderia cessar atividades na Fórmula E após 2025. Ainda assim, um eventual processo de «rebranding» não será simples, uma vez que terá de ser mudada a identidade de todo o trabalho efetuado até ao momento.
Por outro lado, a Audi já veio a público garantir que estes rumores não têm fundamento, num comunicado citado pelo Motorsport.com: ‘A entrada da Audi na Fórmula 1 em 2026 tem por base uma decisão do Conselho da Audi AG, alinhado com o Conselho de Supervisão da Audi AG, bem como o Conselho de
Supervisão do Grupo Volkswagen. O cronograma da Audi Formula Racing GmbH para a construção da organização e desenvolvimento da unidade motriz de F1 para 2026 nas instalações de Neuberg, na Alemanha, permanecem inalterados’.