A Audi decidiu renovar o e-tron GT e o RS e-tron GT lançado em 2021, e para além de atualizar os dois modelos, apresentou ainda o novo RS e-tron Performance.
A renovada gama e-tron GT apresenta-se com um conjunto de novidades, a começar pela bateria de bateria de 97 kWh, que é mais leve em 9 kg que a bateria de 84 kWh do modelo anterior.
Já o sistema de travagem regenerativa também foi aprimorado, aumentando a capacidade de recuperação de 290 kW para 400 kW, podendo ser ajustada através das patilhas colocadas atrás do volante.
A Audi anuncia que a nova bateria proporciona uma autonomia de até 609 km, e que as velocidades máximas de carregamento variam entre 270 kW e os 320 kW, o que permite recarregar a bateria de 10 a 80% em apenas 18 minutos.
Para além disso, a Audi refere que as melhorias efetuadas na bateria permitem manter uma velocidade de carga superior a 280 kW por muito mais tempo do que o modelo anterior.
As novidades na renovada gama e-tron GT não se ficam pela bateria, já que a Audi dotou os motores da gama 100% elétrica de mais potência. Desta forma, o modelo base, o S e-tron GT apresenta-se equipado com dois motores com uma potência combinada de 670 cv, enquanto o RS e-tron GT passou a debitar 845 cv. Já o novo RS e-tron GT Performance oferece 912 cv, sendo por isso o Audi mais potente de sempre.
Estes números permitem ao e-tron GT Performance acelerar de 0 a 100km/h em 2,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima limitada de 250 km/h. Já a versão base é capaz de atingir 100 km/h em apenas 3,4 segundos, enquanto o RS e-tron GT alcança a mesma velocidade em 2,8 segundos.
Para travar toda a potência da gama e-tron GT, a Audi dotou o S e-tron GT de novos discos de aço, enquanto os modelos RS apresentam discos revestidos de carboneto de tungstênio de série. No entanto, a Audi fez saber que como opcional estão disponíveis discos carbocerâmicos com pinças de 10 êmbolos à frente.
Nota ainda para o trabalho realizado pelos engenheiros da Audi ao nível da suspensão pneumática de série e na suspensão ativa opcional, que permite ajustar a altura ao solo e manter o veículo quase horizontal durante as travagens e acelerações frenagem dinâmica, direção e aceleração.
No interior, as alterações são mais discretas, mas a renovada gama e-tron GT passa a dispor de novos bancos que são ajustáveis em 18 posições, um novo volante, bem como um teto panorâmico de vidro opcional, e um virtual cockpit atualizado.
“Com os modelos e-tron GT, estamos a estabelecer novos padrões de desempenho. A maior potência de carregamento e a tração integral elétrica garantem maior capacidade em longas distâncias e desempenho consideravelmente maior”, referiu Gernot Döllner, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG.