O GP da Cidade do México de Fórmula 1 realiza-se este fim de semana e várias equipas vão colocar nos seus monolugares pilotos rookie amanhã no primeiro treino livre. Os regulamentos estipulam que cada uma o deve fazer em pelo menos dois Grandes Prémios ao longo do ano.
A AlphaTauri já alinhou com Nyck de Vries no Bahrein – na altura era considerado rookie apesar de ir para uma época a tempo inteiro. Também teve Liam Lawson entre os GP dos Países Baixos e do Qatar, mas como esteve do mesmo lado da garagem de de Vries, a equipa tem agora de substituir Yuki Tsunoda. E no México terá Isack Hadjar no FP1 em vez do japonês. O gaulês, atualmente a competir na Fórmula 2, também rodará no Red Bull RB19 no FP1 de Abu Dhabi.
Por outro lado, a Alpine irá ter Jack Doohan no FP1 do México – assim como também acontecerá posteriormente em Yas Marina. Quanto a Haas, irá estrear em absoluto Oliver Bearman num programa de GP, com o britânico a rodar também nos FP1 do México e de Abu Dhabi.
No que concerne à Mercedes, será Frederik Vesti a rodar no FP1 do Autódromo Hermanos Rodríguez. O dinamarquês, assim como Bearman e Hadjar, é um estreante absoluto em programas oficiais da categoria rainha.
Pilotos rookies no FP1 do GP da Cidade do México:
BWT Alpine F1 Team: Jack Doohan
Mercedes AMG Petronas F1 Team: Frederik Vesti
MoneyGram Haas F1 Team: Oliver Bearman
Scuderia AlphaTauri: Isack Hadjar