Nascida há apenas um ano, a Rivian and VW Group Technologies (RV Tech), a joint venture formada pela empresa norte-americana de automóveis elétricos e tecnologia, e pelo maior construtor europeu, para acelerar o desenvolvimento do setor automóvel, já está a trabalhar na preparação do programa de testes da nova plataforma para veículos definidos por software (SDV – Software Defined Vehicles). Criada em novembro de 2024, para desenvolver uma arquitetura eletrónica para futuros modelos, a RV Tech combina a experiência e as competências digitais de Rivian e da VW, e trabalha com ferramentas computacionais poderosas, e com centrais de comando, que gerem todas as funções dos veículos, e permitem a atualização de todos os sistemas durante o respetivo ciclo de vida.
A RV Tech pretende, acima de tudo, alcançar progressos importantes nos domínios de condução automatizada e dos sistemas de infoentretenimento, duas áreas em que a atualizações remotas over-the-air (OTA) são particularmente importantes, pelo seu inequívoco potencial para proporcionarem progressos na experiência de utilização. Neste sentido, a RV Tech está a preparar modelos para VW, Skoda e Audi (todas marcas do conglomerado germânico) baseados na arquitetura SDV, a testar a partir primeiro trimestre de 2026, pois, apesar de o hardware e o software terem ficado definidos na primavera, é necessário validar o seu desempenho em condições climáticas exigentes.
Entre os beneficiários da SDV encontra-se o VW ID.Every1, previsto para 2027, modelo que será produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela. Depois, o consórcio planeia implementar esta arquitetura eletrónica nos automóveis elétricos baseados na plataforma SSP com que pretende reforçar a gama até ao final da década. A joint-venture também está a trabalhar com todas as marcas do grupo, de forma a permitir desenvolvimentos digitais à medida de cada qual, almejando o fabricante teutónico volumes na ordem dos 30 milhões de exemplares/ano.
Já a Rivian pretende contar com as tecnologias resultantes da parceria nos três novos modelos 100% elétricos novos que tem na agenda: R2, R3 e R3X. Em paralelo com estes desenvolvimentos, a RV Tech está a aumentar o potencial de investigação, investindo numa equipa internacional que tem já mais de 1500 funcionários em todo o mundo, nomeadamente em Palo Alto, nos EUA, e em Berlim, na Alemanha.
“A parceria com a Rivian demonstra como o Grupo VW concebe e concretiza o progresso: foco no cliente, rapidez e precisão”, afirma Oliver Blume,. “Estamos a desenvolver a nova arquitetura muito rapidamente. Em colaboração com as nossas marcas, criou-se, em apenas doze meses, a base tecnológica para uma experiência de condução muito mais digital, e por preços acessíveis. Vamos mudar todos os padrões de referência na área da mobilidade”, assegurou o CEO do Grupo VW.








