BARCELONA, ESPANHA – 20 DE JUNHO: Daniel Ricciardo da Austrália e Visa Cash App RB faz um ajuste de assento na garagem durante as prévias do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Espanha no Circuito de Barcelona-Catalunya em 20 de junho de 2024 em Barcelona, Espanha. (Foto de Peter Fox/Getty Images)
A equipe sediada em Faenza já confirmou que Yuki Tsunoda será o piloto deles para a temporada de 2025. No entanto, eles ainda não revelaram quem ocupará o segundo assento ou se Ricciardo será mantido. Liam Lawson, o piloto reserva da Nova Zelândia, também está sendo considerado para a posição.
Ricciardo, que venceu oito corridas de Grande Prêmio, foi superado por Tsunoda nas primeiras nove corridas da temporada atual. Foi apenas na corrida em Montreal que o piloto australiano conquistou seu primeiro top 10. Em contraste, Tsunoda já conquistou cinco top 10.
“Eu precisava de um resultado assim”, expressou Ricciardo aos repórteres antes do Grande Prêmio da Espanha no Circuito de Catalunya em Barcelona. Após deixar a McLaren no final de 2022 para abrir caminho para a estreia de Oscar Piastri na Fórmula 1, Ricciardo se juntou à VCARB na temporada passada e agora está de volta à família Red Bull. Ele afirmou: “Eu realmente não me vejo em nenhum outro lugar. Então é lá que eu adoraria ficar e continuar.” Ricciardo enfatizou que quer ganhar seu lugar e não apenas ser dado mais um ano sem mérito. Ele acredita que ainda pertence à Fórmula 1 e pode entregar performances fortes, como fez na semana anterior.
Antes da classificação no Canadá, Ricciardo enfrentou críticas do campeão mundial de 1997, Jacques Villeneuve, que já se aposentou. Villeneuve questionou por que Ricciardo ainda estava na Fórmula 1, dizendo: “Estamos ouvindo a mesma coisa nos últimos cinco anos. ‘Temos que melhorar o carro para ele, coitado dele’. Não. Você está na F1. Se você não consegue cortar, vá para casa. Haverá outra pessoa para ocupar seu lugar. Acho que sua imagem o manteve na F1 mais do que seus resultados reais”, afirmou Villeneuve na televisão da Sky Sports.
O ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert ecoou os sentimentos de Villeneuve antes do fim de semana em Barcelona. “Eu vi o que Jacques disse e como ele disse. Era a verdade. Algumas pessoas não gostam da verdade às vezes. Jacques estava totalmente certo”, comentou Herbert. (Reportagem de Alan Baldwin; Reportagem adicional de GRANDPRIX247)