Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo entraram em conflito por causa da decisão da equipe RB Formula 1 de trocar os pilotos durante as últimas etapas do Grande Prêmio do Bahrain. Tsunoda, que estava tentando ultrapassar o Haas de Kevin Magnussen para ficar em 12º lugar, foi instruído pela RB a deixar Ricciardo passar para desafiar Magnussen. Tsunoda obedeceu à ordem, mas expressou sua frustração pelo rádio da equipe. Apesar da troca de pilotos, Ricciardo não conseguiu ultrapassar Magnussen e terminou como o piloto principal da RB. Tsunoda questionou a decisão da equipe e pediu mais discussões para entender o raciocínio por trás dela.
No entanto, Ricciardo contesta que Tsunoda teria ficado surpreso com a decisão, pois isso foi discutido na reunião dos pilotos da RB antes da corrida. Ricciardo explica que eles passam por diferentes estratégias antes da corrida e era altamente provável que ele começasse com pneus Soft usados e terminasse com pneus Soft novos para um estágio final agressivo. Ele esperava a chamada da equipe e acredita que não foi uma surpresa. Ele enfatiza a importância de cada volta ao usar esses pneus e a necessidade de reagir às instruções da equipe. Como eles ainda não estavam em uma posição de pontuação, Ricciardo não viu problema em tentar algo diferente e ver se poderia fazer um impacto.
Ricciardo também menciona que, se a equipe tivesse pedido, ele teria estado disposto a devolver a posição para Tsunoda. No entanto, como eles ainda não estavam em uma posição de pontuação e ele pessoalmente não se importava em terminar em 13º ou 14º lugar, ele não viu a necessidade de abrir mão de sua posição. Ele acredita que apenas em uma posição de pontuação faria sentido trocar de lugar novamente se ele não pudesse alcançar uma posição mais alta. Mas, nessa situação específica, não importava.
Ricciardo admite que teria algumas perguntas para a equipe após a corrida, pois acredita que a ordem veio um volta tarde demais, o que afetou sua corrida. No entanto, ele reconhece que alcançar Lance Stroll, que estava em uma estratégia de uma parada no Aston Martin, não era possível. Ele acredita que talvez pudesse alcançar Zhou Guanyu no máximo, mas os pontos ainda eram difíceis de alcançar. Apesar dos desafios, Ricciardo acredita que eles tiveram que tentar algo diferente.
© 2024