Daniel Ricciardo está embarcando em um novo capítulo com a equipe RB renovada em 2024. Apesar de um teste promissor de pré-temporada, Ricciardo está moderando as expectativas para o desempenho da equipe nesta temporada. A RB, anteriormente conhecida por um nome diferente, foi prevista para se destacar este ano devido à sua parceria fortalecida com a Red Bull. A adoção da suspensão traseira da Red Bull pela equipe permitiu que eles pontuassem consistentemente e subissem na classificação do Campeonato de Construtores. Ricciardo, que se juntou à equipe no meio do ano passado, inicialmente expressou confiança em alcançar resultados entre os cinco primeiros. No entanto, ele agora reconhece que a RB ainda está no grupo intermediário e tem trabalho a fazer para alcançar seus objetivos para 2024. Ricciardo enfatiza a necessidade de cautela no início da temporada e reconhece que ainda há espaço para melhorias. As expectativas de que o VCARB 01 seria uma réplica do bem-sucedido RB19 de 2023 criaram suposições irreais. Ricciardo esclarece que a equipe não é uma cópia carbono dos carros anteriores, mas está determinada a aproveitar ao máximo sua situação atual.
O ex-piloto da McLaren também afirmou que o progresso da Red Bull será menos perceptível em comparação com seus concorrentes, já que a equipe se concentrou em aprimorar seu modelo anterior até a última corrida.
“Acredito que certamente fizemos melhorias no carro em relação ao ano passado. É difícil porque introduzimos atualizações em Abu Dhabi, então estamos comparando com um carro com modificações recentes”, afirmou.
“Se comparássemos com o carro da corrida anterior a Abu Dhabi, pareceria um avanço maior, mas é mais uma evolução.
“Houve algumas melhorias menores aqui e ali, mas, no geral, se quisermos garantir aparições consistentes no Q3 e resultados entre os 10 primeiros, ainda há trabalho a ser feito.”
Quando perguntado sobre sua satisfação com o progresso da Red Bull após completar os testes no Bahrain, Ricciardo respondeu: “Estou em uma posição intermediária. Mas é assim que eu encaro os testes.
“Mesmo que você veja Sainz liderando as tabelas de tempo hoje ou algo assim, há tantos fatores a serem considerados. É o combustível? É o motor? Que hora do dia foi? Então você nunca pode ter certeza.
“Independentemente de onde estamos em termos de tempos de volta, prefiro ficar em algum lugar no meio.
“Reconheço que provavelmente não estaremos na pole position na próxima semana. No entanto, gosto de acreditar que ainda estamos na disputa entre as equipes intermediárias.
“Claro, nosso objetivo para o início da temporada é chegar ao Q3 e pontuar aos domingos. Seria um começo positivo para o ano.
“Se alcançaremos isso ou não na próxima semana, só o tempo dirá.
“Mas acredito que essa é a base, e à medida que a temporada avança e ganhamos mais compreensão do carro enquanto trabalhamos com nossos novos membros da equipe, podemos começar a elevar um pouco mais a barra.”