Daniel Ricciardo, o piloto australiano, está enfrentando pressão para obter resultados após um início decepcionante na temporada, de acordo com o ex-proprietário da equipe de Fórmula 1, Eddie Jordan. Ricciardo teve um período difícil durante sua passagem de dois anos na McLaren e tirou uma pausa da F1 no início de 2023. No entanto, ele retornou como substituto de meio de temporada de Nyck de Vries na AlphaTauri. Infelizmente, seu retorno foi prejudicado por uma lesão no pulso durante os treinos livres para o Grande Prêmio da Holanda do ano passado. Agora, em 2024, Ricciardo tem uma temporada inteira para provar seu valor em um nível competitivo na Fórmula 1. Até agora, ele foi superado por seu companheiro de equipe da RB, Yuki Tsunoda, na classificação de ambas as primeiras etapas e terminou em um decepcionante 16º lugar no Grande Prêmio da Arábia Saudita. Jordan acredita que Ricciardo precisa melhorar seu desempenho e mostrar que ainda tem o que é preciso para ter sucesso na F1. Apesar de sua popularidade e sorriso contagiante, o sucesso anterior de Ricciardo na McLaren não foi replicado, deixando dúvidas sobre seu futuro no esporte. Jordan expressa preocupação em investir dinheiro de patrocínio em Ricciardo se ele não começar a apresentar resultados. É claro que Ricciardo precisa de um avanço em breve, caso contrário, ele pode ser substituído devido ao seu desempenho decepcionante.
“Quero dizer, ele não deveria estar rodando o carro, ele não deveria estar se descoordenando em uma parada nos boxes. Você não vê outras pessoas fazendo isso.
“Então, Daniel, por mais que o admiremos absolutamente e eu acho que ele é um tremendo ativo para a Fórmula 1, o cronômetro nunca mente e o cronômetro, em termos de Daniel, as incertezas estão lá fora.
“Quando testemunhamos pessoas como Oliver Bearman entrando na cena da mesma maneira que ele fez, pessoas como Daniel Ricciardo terão que ser cautelosas e se perguntar: ‘Quanto tempo eu ainda tenho aqui?'”
Ricciardo discutiu anteriormente suas intenções de retornar a um assento de corrida na Red Bull, mas com Helmut Marko recentemente afirmando que o australiano “precisa apresentar algo em breve”, pode-se argumentar, como Jordan, que ele precisa se concentrar em manter seu assento na RB, especialmente considerando a possibilidade conhecida de Liam Lawson esperando nos bastidores.
Red Bull e o piloto reserva da RB, Lawson, impressionaram enquanto substituíam Ricciardo durante o tempo em que ele estava fora devido a lesão.
O neozelandês ficou sem um assento de corrida em tempo integral em 2024, apesar de ter superado Tsunoda em sua estreia em Zandvoort, Cingapura e Suzuka.
Tanto para Ricciardo quanto para Tsunoda, Lawson serve como motivação para continuar produzindo resultados positivos ou serem substituídos, o que se tornou uma estratégia comum na relação entre a equipe irmã da Red Bull.