O piloto australiano Daniel Ricciardo respondeu de forma desafiadora às críticas do ex-campeão mundial de Fórmula 1, Alan Jones, que afirmou que Ricciardo já passou do seu auge no esporte. Após um período desafiador de dois anos com a McLaren, Ricciardo tirou uma pausa no início de 2023 antes de retornar com a AlphaTauri. Agora de volta à equipe recentemente renomeada RB para a temporada de 2024, Ricciardo teve um começo lento. Ele foi superado por seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda em ambas as corridas e ainda não marcou pontos. Quando perguntado se ele tem algo a provar nas próximas corridas, Ricciardo respondeu confiantemente: “De jeito nenhum”.
Jones não é o único a criticar Ricciardo. O ex-dono de equipe de Fórmula 1 e atual comentarista Eddie Jordan acredita que Ricciardo “precisa de um resultado mais do que qualquer um”. Além disso, o conselheiro de esportes a motor da Red Bull, Helmut Marko, alertou Ricciardo que ele deve mostrar melhora em breve para igualar Tsunoda no carro VCARB01. Também há pressão do piloto reserva da Red Bull, Liam Lawson, que substituiu Ricciardo quando ele se machucou na temporada passada.
Com 22 corridas restantes na temporada de 2024, Ricciardo terá muitas oportunidades para calar seus críticos. Neste fim de semana, ele estará correndo em seu país natal, Austrália, pela primeira vez em dois anos, o que o deixa muito animado. Refletindo sobre a temporada até agora, Ricciardo a descreveu como um começo lento, mas permanece otimista de que a próxima corrida em Melbourne dará início à temporada em uma nota positiva.
Ricciardo teve uma corrida esquecível em Jeddah, Arábia Saudita, onde terminou fora dos pontos e rodou tarde na corrida. Ele atribuiu suas dificuldades a problemas identificáveis com o carro VCARB01 e acredita que, uma vez que esses problemas sejam resolvidos, a equipe possa se sair muito melhor.