Mercedes conquista pódios consecutivos na Fórmula 1. Toto Wolff, chefe da equipe Mercedes, reconhece que ainda falta velocidade necessária para vencer corridas em 2024. Essa admissão vem após mais um pódio no Grande Prêmio da Espanha. Lewis Hamilton, largando em terceiro lugar no grid, garantiu sua primeira aparição no pódio desde outubro do ano passado. A corrida viu um momento de esperança para a Mercedes quando George Russell assumiu a liderança após um confronto entre Lando Norris e Max Verstappen. No entanto, Verstappen rapidamente recuperou sua posição e Norris ultrapassou ambos os pilotos da Mercedes com pneus mais novos. Hamilton eventualmente ultrapassou seu companheiro de equipe para garantir a última posição no pódio. Wolff admitiu que a decisão de fazer Russell parar mais cedo para trocar por pneus mais duros foi um erro. Ele também sugeriu que as dificuldades de Russell influenciaram a permanência prolongada de Hamilton na pista.
Hamilton terminou a corrida mais de 15 segundos atrás de Norris, que fez um forte avanço no final e terminou 2,2 segundos atrás do vencedor da corrida, Verstappen.
Wolff argumenta que a diferença final foi exagerada devido a certas circunstâncias durante a corrida e acredita que a Mercedes pode se encorajar com a diferença relativa.
“Se considerarmos onde Lewis estava, 15 segundos atrás dos líderes, mas ele estava diminuindo o ritmo no final, então digamos 10 segundos, então está muito mais perto”, analisou.
“Max e Norris não estavam segurando. Então, há motivos para acreditar cautelosamente que estamos muito mais perto e podemos lutar.”
No entanto, apesar do progresso que a equipe fez para voltar a competir na frente, Wolff insiste que a Mercedes está atrás da Red Bull e McLaren por três décimos de volta.
Quando questionado se uma vitória é possível no futuro próximo, o austríaco respondeu: “Com base no que vimos ontem e hoje, a diferença provavelmente é de cerca de três décimos para essas duas equipes.”
“Isso é o que precisamos recuperar e, se conseguirmos fazer isso, considerando que eles também fizeram melhorias em seus carros, talvez possamos competir pela vitória.”
“Mas isso ainda não está sob nosso controle. Em Montreal, nas condições lá, poderíamos ter vencido. Mas talvez tenhamos nos surpreendido e é por isso que perdemos a oportunidade lá.”
© 2024