A Citroën esteve em destaque na abertura do Salão Automóvel de Paris, que decorre até ao próximo fim de semana, para fazer a estreia mundial dos seus renovados C4 e C4 X, renovando por completo a sua gama de berlinas do segmento C.
A marca francesa aproveitou esta renovação dos dois modelos para reforçar o conforto e habitabilidade do C4 e do C4 X. Além disso, o design exterior também foi alterado em ambos os modelos, incorporando o novo logótipo colocado ao centro de uma grelha redesenhada. O capô por sua vez, mantém as suas linhas originais, adaptando-se para realçar os chevrons, que têm um acabamento em Silver Chrome.
Os faróis dianteiros LED, finos e elegantes, apresentam uma assinatura luminosa caraterística dividida em três segmentos horizontais distintos. Nota ainda para o para-choques dianteiro que incorpora uma grelha moderna que se eleva sobre uma placa de proteção inspirada num SUV na secção inferior, na cor Mercury nas versões You e Plus ou Silver Chrome na variante Max.
De perfil, destaque para as proteções laterais que foram desenhadas e para as novas jantes Amber de 18’’. Já a secção traseira do renovado Citroën C4, apresenta uma ligação entre a parte inferior do pilar C e os farolins traseiros foi tornada mais elegante e estreita, beneficiando de farolins traseiros que alargam visualmente a traseira, enquanto a faixa, em Preto Glossy, que liga os farolins traseiros, confere apelo estético e serve de pano de fundo à emblemática designação Citroën.
No interior, os dois modelos passam a dispor de novos bancos Citroën Advanced Comfort redesenhados e com o conforto reforçado por uma espuma com 15 mm de espessura, proporcionando uma receção suave desde o momento em que se entra no veículo.
Além disso, existe um novo painel de instrumentos digital de 7“, em complemento ao ecrã tátil de 10”, a que se junta ainda um head-up display a cores que mostra as informações essenciais, e um volante que apresenta o novo logótipo da marca.
O C4 e o C4 X oferecem um sistema de infoentretenimento de última geração com navegação 3D. Esta interface utiliza um ecrã HD de 10” e pode ser totalmente personalizado graças ao seu sistema de widgets.
A interface dispõe ainda de reconhecimento de voz natural, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo com o comando vocal “Hello Citroën”.
O C4 e o C4 X oferecem também ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, diretamente integrado no sistema de infoentretenimento graças ao sistema de reconhecimento de voz e de áudio SoundHound, e disponível através do Pack Connect Plus.
Em matéria de arrumação o C4 conta com uma bagageira com 380 litrso de capacidade, que pode chegar aos 1250 litros com o banco traseiro rebatido. Já o C4 X, o volume da bagageira é de 510 litros de capacidade, qualquer que seja a motorização escolhida.
Em matéria de motorizações, os novos C4 e C4 X apresentam dois níveis de potência distintos: o Híbrido 136 a que se junta o Híbrido 100 no novo C4.
Na versão Híbrido 136, o motor de três cilindros, de 1.199 cc, debita 136 cv às 5500 rpm e 230 Nm de binário às 1750 rpm. O motor térmico é complementado com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes debita 28 cv e 55 Nm de binário, que gere as necessidades energéticas registadas a baixa velocidade.
Para além disso. também ajuda a arrancar o motor de combustão e recarrega a bateria durante a travagem, minimizando o desgaste dos travões. O sistema é complementado por um motor de 48V para um arranque rápido do motor de combustão interna, uma caixa de velocidades de dupla embraiagem eletrificada ë-DCS6 de seis velocidades e uma bateria de iões de lítio de 48V e 432 Wh colocada sob o banco dianteiro esquerdo, preservando o espaço interior e o volume da bagageira.
Já a variante Híbrida 100, apresenta um motor a gasolina sobrealimentado de 1,2 litros de nova geração foi desenvolvido para a hibridação e que a marca diz incorporar 40% de novos componentes, que debita uma potência de 100 cv às 5500 rpm e um binário de 205 Nm às 1750 rpm.
Para além das variantes híbridas juntam-se ainda duas versões 100% elétricas, ë-C4 e ë-C4 X: uma com motor de 134 cv, que é alimentado por uma bateria de 50 kWh, para uma autonomia de 355 km no ë-C4 e 360 no ë-C4 X. A outra variante está equipada com um motor de 154 cv e uma bateria de 54 kWh, permitindo anunciar uma autonomia de 415 km no ë-C4 e 425 km no ë-C4 X.
A Citroën anunciou ainda que as baterias dos novos ë-C4 e ë-C4 X podem ser carregadas em carregadores rápidos DC de 100 kW, o que permite recuperar cerca de 10 km de autonomia por minuto e 80% da sua carga em menos de 30 minutos.
A marca francesa anunciou ainda que os Renovados C4 e C4 X vão chegar ao mercado no início de 2025.