A Tesla revelou o renovado Model Y Performance, a variante topo de gama do SUV elétrico que foi amplamente redesenhada e que chega com uma maior capacidade de aceleração.
Equipado com dois motores elétricos Performance 4DU, já disponíveis no Model 3 Performance, o Model Y Performance apresenta-se com 466 cv de potência e uma capacidade de aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, ou seja, menos 0,2 segundos, que o seu antecessor, e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.

A alimentar os dois motores elétricos está uma nova bateria com células de alta densidade, não tendo sido revelada, no entanto a sua capacidade, mas que segundo a empresa de Elon Musk permite alcançar praticamente a mesma autonomia do Model Y AWD Long Range.
A Tesla revelou ainda que o novo Model Y Performance está equipado com os mesmos amortecedores adaptativos do Model 3 Performance, com uma afinação específica, além de um novo hardware para a suspensão, bem como pneus e jantes Arachnid 2.0 de 21’’, e pinças de travão vermelhas.

Visualmente, o Model Y Performance apresenta um design mais agressivo com entradas de ar redesenhadas no para-choques dianteiro, uma asa traseira em carbono, o difusor mais profundo, saídas de ar extras no para-choque traseiro e um emblema exclusivo na tampa da bagageira.
Por dentro, o Model Y Performance recebe novos bancos desportivos com encostos de cabeça integrados, dotados de aquecimento, ventilação, ajuste elétrico e maior apoio lombar. Nota ainda para o ecrã tátil maior de 16’’, uma atualização face ao ecrã do seu antecessor com 15,4’’. Além disso, de série o modelo apresenta ainda um sistema de áudio com 15 altifalantes e subwoofer.

Já se sabe que o renovado Model Y Performance será produzido na fábrica da Tesla em Brandenburg, na Alemanha, e lançado inicialmente na Europa e no Médio Oriente.