A Renault decidiu renovar o Captur, modelo com mais de dois milhões de unidades comercializadas em 90 países, de forma a dar ao pequeno SUV de segmento B uma imagem mais atual, da autoria de Gilles Vidal.
Desta forma, o renovado Captur mantém a versatilidade, a carroçaria bicolor e o generoso espaço interior, bem como uma vasta gama de equipamentos. Para além destas qualidades, que já fazem parte do seu ADN, a nova geração do Captur ganha uma série de novas funcionalidades.
No exterior, a maior diferença está na secção dianteira que apresenta uma imagem idêntica à do Clio, ou seja, com o logótipo monobloco Nouvel’R integrado na grelha multifacetada, e um capot mais alto e horizontal.
A parte superior da grelha promove um jogo de luz com as suas formas em relevo e o contraste entre o fundo escuro brilhante e as inserções transparentes.
Para o arrefecimento do motor, a parte dianteira apresenta uma entrada de ar horizontal por cima do separador aerodinâmico e outra no para-choques. Duas entradas de ar posicionadas de cada lado das extremidades dianteiras, junto às luzes diurnas, contribuem para a aerodinâmica e para o arrefecimento dos travões.
Nota ainda para os novos faróis dianteiros equipados, de série, com tecnologia integralmente em LED em todos os níveis de equipamento. Tal como no novo Clio, as luzes diurnas LED assumem uma forma vertical de meio diamante, livremente inspirada no logótipo da marca.
Já a secção traseira destaca-se pelas coberturas dos farolins que passaram a ser transparentes, revelando o interior das luzes. Combinada com o novo logótipo Renault e com o redesenhado difusor, esta caraterística confere à traseira um aspeto mais contemporâneo.
Ainda no que diz respeito ao exterior, o renovado Captur passa a dispor de uma versão Esprit Alpine, que incluí jantes de 19’’e para-choques com traços mais desportivos.
Para além da variante com uma imagem mais desportiva, o renovado Captur apresenta ainda mais dois níveis de equipamento, a versão Evolution que inclui as jantes de 17 polegadas, bem como uma pintura em preto mate na parte inferior da carroçaria e na linha de cintura.
Já a versão Techno, apresenta jantes em liga leve de 18 polegadas totalmente novas e uma pintura Preto Estrela na parte inferior da carroçaria e na linha da cintura.
No habitáculo, destaque para a imagem mais moderna do sistema multimédia OpenR Link que conta com um painel de instrumentos (até 10,25 polegadas), bem um ecrã do sistema multimédia, posicionado na vertical e com uma dimensão de 10,4”.
Através deste ecrã tátil é possível aceder ao sistema operativo com base Android, que inclui os serviços Google, como o Google Maps, o Google Assistant e mais de 50 aplicações Google Play, podem ser acedidos com o simples toque de um dedo, tal como num moderno smartphone. Alem disso, o sistema é compatível com Android Auto e Apple Carplay para conetividade com e sem fios com os smartphones.
Em matéria de espaço, o renovado Captur apresenta uma bagageira que oferece 484 litros de capacidade que poem chegar aos 616 litros com os bancos quando o banco traseiro está deslocado totalmente para a frente
A bagageira é modular, beneficiando de um banco traseiro que continua a ser regulável na longitudinal em 16 cm a que se junta um piso amovível que permite criar uma zona plana.
Ao nível das motorizações, o renovado Captur não apresenta grandes novidades. Na base da oferta esta o motor de 3 cilindros 1.0 TCe a gasolina com 90 cv de potência e um binário de 160 Nm, com uma caixa manual de seis velocidades. Segue-se a variante equipada com um motor de quatro cilindros, 1,3 TCe, com 160 cv de potência e um binário de 270 Nm, com um
Além destes, está também disponível uma variante alimentada a GPL com um motor 1.0 TCe de 100 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades.
Já o topo da gama está entregue a uma versão E-Tech full hybrid, com um motor a gasolina com 1,6 litros e um motor elétrico de 36 kW, o que permite uma potência combinada de 145 cv.
A caixa de velocidades inteligente multi-modo de dentes direitos, na realidade não tem embraiagem. Tem 4 mudanças para o motor a gasolina e 2 mudanças para o motor elétrico principal. A eficiência energética é otimizada pelas 14 combinações possíveis de funcionamento do motor de combustão e do motor elétrico.
Em Portugal, o renovado Renault Captur vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 cv.
A Renault já revelou que o novo Captur vai chegar ao mercado nacional a partir do segundo semestre de 2024, não tendo para já revelado os preços do SUV de segmento B.