A Renault decidiu atualizar o Austral, três anos depois do seu lançamento, de forma que o conhecido SUV passe a contar com uma imagem atualizada e em linha com os recentes modelos da marca francesa.
Desta forma, a principal mudança é o novo visual inspirado no Rafale, com faróis trapezoidais, uma grelha de maiores dimensões com o padrão de diamante e novas luzes diurnas em formato vertical e faróis que incluem a tecnologia Adaptive LED Vision, de série. Nota igualmente para o para-choques que apresenta pequenos diamantes 3D, em relevo, espalhados à volta do logótipo central.

Na secção traseira, em particular, as seções superior e central da porta da bagageira ganham linhas mais elegantes, enquanto os farolins ligados, assumem a forma de um quadrado cortado em sete partes, inspirado nos puzzles chineses de tangram. Quando desligadas, a Renault diz que se assemelham a “cubos de gelo flutuantes”.
A Renault anunciou ainda que a paleta de cores do Austral passa a contar com duas novas cores de carroçaria, o Azul Naxos e o Branco Nacarado Acetinado, enquanto o Cinzento Shiste Acetinado e o Branco Nacarado Acetinado estão reservados para o acabamento Esprit Alpine. Além disso, o conhecido acabamento bi-tom, com tejadilho Preto Estrela, está agora disponível a partir da versão Techno.
No habitáculo, há reforço mais espesso nos bancos dianteiros proporcionam um melhor apoio lateral e ao nível dos ombros, e que na versão básica Techno são revestidos em tecido feito com 98% de materiais reciclados.

O renovado Renault Austral mantém um painel de instrumentos de 12,3’’ e um ecrã de infoentretenimento com um ecrã sensível ao toque de 12 pol, com Google Play integrado e que oferece mais de 50 aplicações para download, além de Apple CarPlay e Android Auto.
Novidade é que o Austral passa a contar pela primeira vez com um sistema de reconhecimento do condutor, através de uma câmara situada no pilar esquerdo do habitáculo (pilar A).
Para ativar esta função, o condutor deve primeiro criar um perfil no ecrã multimédia. As seguintes configurações personalizadas podem ser ativadas automaticamente quando o condutor entra no automóvel: menu inicial, estações de rádio e multimédia favoritas, posição de condução (comandos elétricos do banco do condutor e dos espelhos retrovisores exteriores) e aplicações Google através do sistema OpenR link.

A câmara efetua uma leitura de reconhecimento sempre que a porta do condutor é aberta. Para utilizar esta função, o utilizador deve primeiro criar um perfil com o ecrã multimédia e fazer um scan facial com a câmara de bordo. Os dados não são enviados para os servidores, sendo apenas armazenados no automóvel.
Além disso, o isolamento acústico foi melhorado com os novos vedantes nas portas, um novo design para a base do espelho retrovisor, que visa reduzir o ruído do vento e, no acabamento Esprit Alpine, vidros laminados nas portas dianteiras. Sob o capot foi instalado um sistema de insonorização mais eficaz e novos suportes do grupo propulsor para uma condução mais silenciosa.

O renovado Austral está disponível com dois tipos de motorização. A variante Mild Hybrid de 160 cv conta com um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,3 litros, turbo, de injeção direta, assistido por um alternador de arranque, e por uma bateria de iões de lítio de 12V, associada a uma caixa de velocidades automática do tipo CVT. Este grupo propulsor promete um consumo combinado de 6,3 l/100 km.
O grupo propulsor full hybrid E-Tech de 200 cv, totalmente híbrido, está acoplado a uma caixa de velocidades automática inteligente, multimodo, sem embraiagem. Equipada com um novo software, a caixa de velocidades é mais reativa, eliminando os pontos mortos no arranque ou na aceleração.
O sistema híbrido, é composto por um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turbo, com 130 cv e 205 Nm de binário, e dois motores elétricos.

O motor elétrico principal tem uma potência de 70 cv e 205 Nm e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V. Este motor destina-se à condução elétrica.
O segundo motor elétrico ou gerador de arranque de alta tensão (HSG) desenvolve 25 cv e 50 Nm de binário. Este motor põe em marcha o motor de combustão interna e gere as mudanças de velocidades.
Este grupo propulsor full hybrid E-Tech de 200 cv anuncia um consumo de combustível em ciclo combinado WLTP de 4,8 litros/100 km.