A Tesla revelou finalmente o renovado Model Y, que é o modelo elétrico mais vendido a nível global, e que chega com uma série de atualizações, incluindo um estilo renovado e um interior mais refinado e repleto de tecnologia.
Desta forma, o renovado Model Y apresenta-se com uma frente redesenhada, com faróis divididos e uma inédita faixa de LED a toda a largura da frente que faz lembrar o Cybercab apresentado recentemente pela marca de Elon Musk.
![](https://autogear.pt/wp-content/uploads/2025/01/Renovado_Tesla_Model_Y-5-1024x576.jpg)
Nota ainda para os para-choques que surgem redesenhados, sendo que na seção frontal, o para-choques surge com entradas de ar finas nas laterais. Tal como o Cybercab, também o renovado Model não apresenta o emblema da Tesla no capot.
Já a secção traseira está equipada com uma assinatura luminosa que se estende a toda a largura do veículo, a que se junta uma porta da bagageira de maiores dimensões e que chega ao para-choques, onde é unida por um difusor de maiores dimensões.
![](https://autogear.pt/wp-content/uploads/2025/01/Renovado_Tesla_Model_Y-7-1024x438.jpg)
O renovado Model Y apresenta-se com um maior comprimento, tendo crescido em 41 mm, passando agora para os 4,79 metros. Além disso, o “best-seller” da Tesla está equipado com jantes Helix 2.0 de 20’’, que podem ser de 19’’ em alguns mercados.
No habitáculo, o renovado Model Y mantém uma imagem minimalista, mas com algumas novidades, caso do sistema de infoentretenimento que passa a contar com um ecrã ligeiramente maior, de 15,4’’, enquanto os passageiros dos bancos traseiros dispõem agora de um ecrã com 8’’.
![](https://autogear.pt/wp-content/uploads/2025/01/Renovado_Tesla_Model_Y-8-1024x683.jpg)
Além disso, os bancos traseiros podem ser rebatidos eletronicamente, de modo a aumentar a capacidade da bagageira, enquanto os bancos dianteiros passam a ser ventilados e possuem novos revestimentos.
O painel, a consola central e os painéis das portas também foram redesenhados, com uma nova faixa de iluminação ambiente, e contam com acabamentos de toque suave e inserções de camurça vegan para a Launch Series. Existe ainda um novo sistema de áudio com altifalantes ocultos que permitem anunciar uma maior qualidade de som.
![](https://autogear.pt/wp-content/uploads/2025/01/Renovado_Tesla_Model_Y-9-1024x438.jpg)
O renovado Model Y vai estar inicialmente disponível em duas versões, a Rear-Wheel (RWD), e Long Range All-Wheel Drive. A Tesla não anunciou a capacidade da bateria, mas indicou que a autonomia WLTP estimada é de 466 km e 551 km, respetivamente. A velocidade máxima de carregamento permanece inalterada nos 250 kW, permitindo carregar 266 km em 15 minutos num carregador rápido.
Embora a marca de Elon Musk não tenha revelado dados dos motores elétricos, a Tesla indicou que a versão RWD acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, menos um segundo que o seu antecessor. Enquanto isso, a variante Long Range AWD ‘Launch Edition’ vem equipado com o “Acceleration Boost” de série, o que permite acelerar de 0 a 100km/h em 4,3 segundos, menos 0,1 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 201 km/h.
![](https://autogear.pt/wp-content/uploads/2025/01/Renovado_Tesla_Model_Y-4-1024x683.jpg)
A imprensa asiática já adiantou que o renovado Model Y vai chegar a alguns mercados Ásia-Pacífico, em abril ou maio, dependendo do mercado.
Comments 2