A Tesla revelou finalmente o renovado Model Y, que é o modelo elétrico mais vendido a nível global, e que chega com uma série de atualizações, incluindo um estilo renovado e um interior mais refinado e repleto de tecnologia.
Desta forma, o renovado Model Y apresenta-se com uma frente redesenhada, com faróis divididos e uma inédita faixa de LED a toda a largura da frente que faz lembrar o Cybercab apresentado recentemente pela marca de Elon Musk.
Nota ainda para os para-choques que surgem redesenhados, sendo que na seção frontal, o para-choques surge com entradas de ar finas nas laterais. Tal como o Cybercab, também o renovado Model não apresenta o emblema da Tesla no capot.
Já a secção traseira está equipada com uma assinatura luminosa que se estende a toda a largura do veículo, a que se junta uma porta da bagageira de maiores dimensões e que chega ao para-choques, onde é unida por um difusor de maiores dimensões.
O renovado Model Y apresenta-se com um maior comprimento, tendo crescido em 41 mm, passando agora para os 4,79 metros. Além disso, o “best-seller” da Tesla está equipado com jantes Helix 2.0 de 20’’, que podem ser de 19’’ em alguns mercados.
No habitáculo, o renovado Model Y mantém uma imagem minimalista, mas com algumas novidades, caso do sistema de infoentretenimento que passa a contar com um ecrã ligeiramente maior, de 15,4’’, enquanto os passageiros dos bancos traseiros dispõem agora de um ecrã com 8’’.
Além disso, os bancos traseiros podem ser rebatidos eletronicamente, de modo a aumentar a capacidade da bagageira, enquanto os bancos dianteiros passam a ser ventilados e possuem novos revestimentos.
O painel, a consola central e os painéis das portas também foram redesenhados, com uma nova faixa de iluminação ambiente, e contam com acabamentos de toque suave e inserções de camurça vegan para a Launch Series. Existe ainda um novo sistema de áudio com altifalantes ocultos que permitem anunciar uma maior qualidade de som.
O renovado Model Y vai estar inicialmente disponível em duas versões, a Rear-Wheel (RWD), e Long Range All-Wheel Drive. A Tesla não anunciou a capacidade da bateria, mas indicou que a autonomia WLTP estimada é de 466 km e 551 km, respetivamente. A velocidade máxima de carregamento permanece inalterada nos 250 kW, permitindo carregar 266 km em 15 minutos num carregador rápido.
Embora a marca de Elon Musk não tenha revelado dados dos motores elétricos, a Tesla indicou que a versão RWD acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, menos um segundo que o seu antecessor. Enquanto isso, a variante Long Range AWD ‘Launch Edition’ vem equipado com o “Acceleration Boost” de série, o que permite acelerar de 0 a 100km/h em 4,3 segundos, menos 0,1 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 201 km/h.
A imprensa asiática já adiantou que o renovado Model Y vai chegar a alguns mercados Ásia-Pacífico, em abril ou maio, dependendo do mercado.