A Kia apresentou o renovado Stonic, o SUV compacto do segmento B lançado em 2017, que ganha agora uma imagem atualizada e um interior aprimorado e mais tecnológico.
Visualmente, a Kia aproveitou esta atualização do Stonic para alinhar o design do modelo com a imagem dos mais recentes modelos elétricos da marca, com a secção frontal dotada de faróis mais finos com elementos em LED, a que se junta uma grelha mais estreita, e um para-choques redesenhado, que na versão GT-Line, apresenta um visual mais desportivo com entradas de ar generosas com uma moldura em alumínio.

Já na traseira, o Stonic passa a dispor de farolins em forma de ‘C’ que se estendem até à porta da bagageira e um para-choques redesenhado. Nota ainda para as jantes de liga leve que podem ser de 16 ou 17’’, bem como para a paleta de cores da carroçaria que passa a dispor de duas novas cores, Adventurous Green e Yacht Blu.
Em matéria de dimensões, o renovado Stonic não difere muito do seu antecessor, apesar dos redesenhados para-choques resultarem num aumento de 65 mm no comprimento, o que resulta em 4,16 metros de comprimento, 1,76 m de largura.

Por dentro, o renovado Stonic apresenta recursos premium normalmente reservados a veículos de segmentos superiores, com destaque para um novo layout de dois ecrãs de 12,3’’, um para o painel de instrumentos e outro destinado ao sistema de infoentretenimento.
Outras mudanças incluem um novo volante, iluminação ambiente, base para carregamento de ‘smartphone’ sem fios e portas USB-C A capacidade da bagageira permanece a mesma do antecessor, com 352 litros de capacidade.

Projetado para estilos de vida digitalmente conectados, o novo Stonic integra-se perfeitamente ao Kia Connect, oferecendo serviços baseados em nuvem, diagnóstico do veículo em tempo real e interação remota com o veículo através da aplicação Kia. A nova função Digital Key permite que os condutores ligarem o veículo usando um ‘smartphone’ ou ‘smartwatch’.
Além disso, o renovado Stonic conta ainda com uma extensa lista de ajudas à condução, com destaque para o cruise control inteligente baseado em navegação.

Ao nível de motorizações, na Coreia do Sul o renovado Stonic está disponível com motor T-GDI de 1.0 litros a gasolina as variantes a gasolina ou com um sistema “mild hybrid”, com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma caixa automática de sete relações.
A Kia deverá anunciar em breve os detalhes técnicos do renovado Stonic destinado ao mercado europeu.