O grupo francês Suez, empresa especialista em tratamento de resíduos, comprou 20% da The Future is Neutral, divisão de economia circular e recuperação de veículos em fim de vida da Renault, com o Grupo francês a manter os restantes 80% do capital.
As duas empresas vão injetar cerca de €140 milhões neste negócio para “acelerar e desenvolver as suas atividades”.
“Ao investir na The Future Is Neutral juntamente com o Grupo Renault, a Suez está a colocar-se numa posição mais forte para apoiar os
intervenientes da indústria automóvel na sua transição ecológica. Assegurar o fornecimento de matérias-primas secundárias é um dos principais desafios que o sector automóvel tem de enfrentar nos próximos anos. A nossa experiência em reciclagem e recuperação de resíduos permitir-nos-á apoiar a transformação do sector à medida que este transita para uma maior circularidade e reduz a sua dependência de matérias-primas virgens”, disse Sabrina Soussan, presidente e CEO da Suez
A Renault, que não especificou quanto a Suez pagou para adquirir 20% da The Future is Neutral, mas garantiu que o seu objetivo é posicionar a empresa “como um ator principal da economia circular do sector automóvel”.
“O nosso investimento conjunto permitir-nos-á acelerar a oferta de uma plataforma aberta de economia circular que satisfaça as necessidades de todos os intervenientes na indústria automóvel, em atividades em crescimento. Estamos a fazê-lo através do reforço das operações existentes e da criação de novas soluções de reciclagem em circuito fechado, de automóvel para automóvel”, explicou o CEO do grupo Renault, Luca de Meo.