A Renault revolucionou o mundo automóvel ao lançar o Twingo em 1992 e já se sabe que a nova geração do carismático modelo da marca francesa vai chegar ao mercado em 2026.
Antecipando o próximo capítulo da história que começou há mais de 30 anos, a Renault vai apresentar ao público no Salão Automóvel de Paris, o protótipo do Twingo E-Tech, que antecipa o modelo de produção, e que se mostra fiel ao seu legado, estando pronto para os desafios atuais, como um modelo citadino 100% elétrico.
Com um visual expressivo, o protótipo Twingo E-Tech apresenta uma frente que faz lembrar a primeira geração do pequeno modelo, com faróis redondos que sobressaem da carroçaria conferindo-lhe um visual original, moderno e tecnológico.
Além disso, a frente é marcada ainda por pequenas aberturas no capô, não para arrefecer o motor, mas para homenagear o legado do automóvel. De perfil, o destaque para os puxadores redondos de abertura das portas, que são herdados do modelo de 1992, agora com uma borda redonda que se ilumina.
Já a secção traseira faz lembrar o Twingo original, com a moldura preta em torno do vidro traseiro a adicionar um toque moderno. Nota ainda para os farolins salientes, com o mesmo formato dos faróis dianteiros, que conferem ao automóvel uma sensação de alta tecnologia. O logótipo “Twingo”, surge no centro da porta da bagageira. Nota ainda para o teto em vidro deste protótipo que permite encher de luz natural o habitáculo.
Desenvolvido pela Ampere, com o objetivo de oferecer um preço de entrada acessível, o Twingo terá um custo de produção 50% inferior a um novo SUV do segmento C, devido à redução de materiais e a uma plataforma baseada em software que vai exigir a utilização de menos peças.
A Renault já anunciou que a nova geração do Twingoi vai ter consumos de 10 kWh/100 km, bem como uma redução de 75% de emissões de CO2 ao longo do seu ciclo de vida em comparação com os modelos europeus de combustão interna, e que o preço será inferior a €20 000.
A chegada do novo Twingo vai complementar a linha elétrica da Renault que inclui os modelos Renault 5 E-Tech, Renault 4 E-Tech, Megane E-Tech. Kangoo E-Tech e Scénic E-Tech.