Hora de mudança na frota automóvel da Presidência da República Francesa. A garagem do presidente Emmanuel Macron, que desde 2012 contava com modelos da DS, passou a partir do último dia da Bastilha, 14 de julho, a ser ocupada por Renault Rafale, que é o novo carro oficial do carro oficial do presidente francês.

A Renault já fez saber que o novo veículo do Chefe de Estado francês foi objeto de alterações específicas para responder às exigências da função presidencial.
Tecnológico e eficiente, o Renault Rafale colocado à disposição do Palácio do Eliseu distingue-se pela cor da carroçaria “Nocturne Blue”, grelha adornada com bandeira tricolor em degradé, porta-bandeiras removíveis e emblemas dianteiros em azul, branco e vermelho nas portas dianteiras

Recorde-se que esta não é a primeira vez que um modelo da Renault é escolhido para viatura oficial da Presidência da República francesa, já que em 1920 que o Palácio do Eliseu utilizou pela primeira vez um veículo da marca, um Renault 40 CV, que permaneceu ao serviço até 1928. Utilizado por Paul Deschanel, Alexandre Millerand e Gaston Doumergue, este automóvel marcou o início da era do automóvel presidencial.

Desde esta data, nada menos que 12 presidentes escolheram a Renault para as suas viagens oficiais, entre os quais François Mitterrand, que utilizou um Renault 25 Limousine e um Renault 30 TX, durante a sua passagem pelo Palácio do Eliseu.O último desta longa série foi um Renault Espace V, que esteve ao serviço do presidente em 2016.