O Renault Master recebeu o prémio de “Furgão do Ano” atribuído pelo júri do International Van Of The Year (IVOTY) 2025, na cerimónia que teve lugar durante o IAA Transportation, em Hannover, na Alemanha.
Eleito, por unanimidade, por um painel de especialistas, em representação 25 países europeus, o Master foi distinguido pelo design completamente novo e com os elevados níveis de inovação e tecnologia desenvolvidos para a nova gama.
O Novo Renault Master é o quinto furgão da marca a conquistar este prestigiado título, depois do Renault Master II (IVOTY 1998), do Renault Trafic II (IVOTY 2002), do Kangoo Z.E (IVOTY 2012) e do Kangoo Van III (IVOTY 2022).
Recorde-se que a nova geração do Renault Master apresenta um design mais musculado e moderno, onde se destaca a secção frontal com uma nova grelha, com o novo logótipo da Renault e os faróis full-LED de grandes dimensões, com a sua assinatura em forma de C, em torno de uma grelha.
O desenho Aerovan da carroçaria permitiu aos engenheiros da Renault aprimorar a aerodinâmica do Master, reduzindo dessa forma em 20% o coeficiente aerodinâmico, o que se reflete em poupanças significativas nos consumos, com a marca a prometer uma redução significativa dos consumos e emissões de dióxido de carbono.
No habitáculo, destaque para o painel de bordo em forma de S, virado para o condutor. De série é o novo painel de instrumentos digital de 10’’, alinhado com o sistema multimédia OpenR com Google integrado num ecrã igualmente de 10’’, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Nota ainda para o volante que pode ser ajustado em altura e profundidade, e para os numerosos espaços de arrumação que proporcionam 135 litros de espaço útil, mais 25% do que na geração anterior.
O novo Renault Master apresenta-se com uma gama composta por 20 tipos de carroçaria de 11 a 22 metros cúbicos, com uma abertura da porta lateral deslizante 40 mm mais larga e áreas de carga 100 mm mais longas. A distância entre eixos mais curta e o eixo dianteiro redesenhado contribuem para um diâmetro de viragem que é 1,5 metros mais curto.
Em matéria de motorizações, a oferta é vasta a começar Blue dCi, Diesel, com níveis de potência 105, 130, 150 ou 170 cv. A ele podem ser associadas uma caixa manual de seis velocidades ou a nova transmissão automática de nove relações.
Já as versões 100% elétricas contam com motores de 130 cv ou 1143cv, ambos com 300 Nm de binário máximo. A primeira versão recorre a uma bateria de 40 kWh e tem uma autonomia WLTP de até 200 km, a segunda a uma bateria de 87 kWh e oferece uma autonomia até 460 km.
O carregamento rápido de 130 kW CC permite recuperar 230 km de autonomia, em 30 minutos. Em casa, com uma wallbox de 22 kW CA, a bateria pode ser carregada de 10% a 100% em quatro horas. Estas versões comportam ainda a possibilidade de alimentar a rede elétrica através da tecnologia (V2G), assim como ferramentas e aparelhos eletrónicos (V2L).