O Grupo Renault anunciou o encerramento da divisão Mobilize Beyond Automotive, criada para propor soluções empresariais e de mobilidade elétrica em ambiente urbano. Esta decisão deve-se às “perspetivas limitadas de rentabilidade”, e também coloca um ponto final no quadriciclo Duo, e na sua variante comercial Bento.
O Duo, apresentado em 2021, era o porta-estandarte da Mobilize, e uma alternativa aos automóveis para as deslocações nas cidades. No entanto, a viatura elétrica com dois lugares, que sucedeu ao Twizy, teve carreira curta. De acordo com o fabricante francês, a divisão “cumpriu o papel de incubadora de inovação”, e também fortaleceu a experiência da empresa em novas áreas, nomeadamente, em serviços de energia que permitem aos condutores de automóveis elétricos carregarem as baterias.
Para simplificar a experiência do cliente (retira-se a marca da equação), este serviço de carregamentos elétricos será integrado, diretamente, nas operações comerciais do consórcio, e sob responsabilidade direta do Diretor para o Crescimento do Grupo Renault, Fabrice Cambolive. Porém, já não sucederá o mesmo com o Duo, nem com o programa de partilha de automóveis da Zity, em Milão, pois ambos serão abandonados. Razões por detrás de decisão: “não servem as prioridades estratégicas da companhia, e têm perspetivas de rentabilidade muito limitadas”.
A Mobilize Beyond Automotive perdeu o estatuto de “entidade independente”, mas a marca Mobilize continua a ser utilizada comercialmente nos serviços financeiros do grupo gaulês.











