A Renault apresentou um novo “show car” inspirado no Renault 17 da década de 1970, um projeto idealizado em parceria com o designer francês Ora Ïto, e que combina toques de design retro com elementos modernos e muita tecnologia.

O Renault 17 que foi lançado em 1971, foi o primeiro coupé de tração dianteira da marca francesa, e apesar de não ser um dos modelos mais emblemáticos da Renault, volta agora a ganhar nova vida com uma versão concept 100% elétrica.

Desta forma, este novo 17 troca o motor 1.6 a gasolina original de 108 cv, por um motor elétrico de 270 cv no eixo traseiro. Além disso, este Renault 17 apresenta-se com um chassis em fibra de carbono, que contribuiu para que o concept apresente um peso de 1400 kg.
Em matéria de design, o trabalho realizado por Ora Ïto permitiu combinar o charme clássico do modelo original com as tecnologias e materiais da atualidade e por isso, este Renault 17 apresenta faróis retangulares de LED e de cor amarela, enquanto na traseira está equipado com uma faixa luminosa instalada a toda a largura do veículo, que funciona como luzes de presença.




Apesar desta tecnologia mais atual, o design das portas, janelas, vidros, e da parte inferior da carroçaria remete para o modelo de 1970, apesar de ficar mais próximo do asfalto que a versão original, além de ter sido alargado em 170 mm para melhorar a aderência.
No interior, o designer francês dotou o concept do futurista Renault 17 de materiais e tecidos dos anos 70 para criar um habitáculo contemporâneo que conta com quatro ecrãs integrados, que estão instalados atrás do volante retangular, enquanto o ecrã central do sistema de infoentretenimento de formato horizontal, está instalado na consola central, como um rádio tradicional.


“Mantivemos as características de design mais distintivas do Renault 17, começando pela dianteira. O meu objetivo era adicionar estilo e fluidez, mas sem alterar o caráter do R17. Desta forma ainda podemos olhar e ver o 17 original e seu visual de coupé desportivo”, referiu Ora Ïto, em comunicado.
A Renault vai apresentar ao público o R17 Electric Restomod x Ora Ito, no Salão Automóvel de Paris, que terá lugar em outubro, local onde a marca vai ainda apresentar a versão de produção do Renualt 4.

Apesar de não ter revelado planos para levar o R17 Electric para produção, não será de estranhar que este concept venha a seguir o mesmo caminho de outros apresentados nos últimos três anos pela marca francesa, que culminaram com o regresso dos clássicos Renault 5 e do Twingo em versões 100% elétricas.