IMOLA, ITÁLIA – 17 DE MAIO: Max Verstappen, da Holanda, e Oracle Red Bull Racing se preparam para dirigir na garagem durante os treinos antes do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Emilia-Romagna no Circuito Autodromo Enzo e Dino Ferrari em 17 de maio de 2024 em Imola, Itália. (Foto de Mark Thompson / Getty Images)
No entanto, os Campeões Mundiais de Fórmula 1 têm enfrentado dificuldades desde que revelaram seu carro de 2024. Isso coincidiu com o escandaloso incidente de sexting envolvendo Christian Horner e uma colega de equipe da Red Bull. As repercussões desse incidente continuam a pairar em segundo plano, atraindo atenção negativa.
Seja conectado ou não, Adrian Newey, amplamente considerado como o maior designer da F1 e chefe técnico da equipe desde sua estreia em 2005, está se afastando. Isso criou inquietação dentro do Acampamento Verstappen.
Isso afetou seu desempenho? Só é preciso considerar a liderança que tinham no início da temporada. Até a corrida de Miami, os Red Bulls pareciam imbatíveis. No entanto, foram derrotados. Agora, em Imola, parece que podem ter perdido sua posição no topo da hierarquia, aparentemente da noite para o dia.
A sessão de treinos de sexta-feira para o Grande Prêmio de Emilia-Romagna de 2024 em Imola não correu bem para a equipe da Red Bull. Infelizmente, as dificuldades continuaram tanto para Verstappen quanto para Perez, enquanto tentavam controlar o RB20, assim como haviam feito no início do ano. Inevitavelmente, quando uma força dominante parece tropeçar, é prudente ser cauteloso.
A Red Bull está enfrentando dificuldades sérias ou essa é uma estratégia deliberada para diminuir seu desempenho? Só o tempo dirá, especialmente durante a próxima sessão de Qualificação ainda hoje à tarde.
Ao final da terceira sessão de treinos no sábado, Verstappen encontrou-se em sexto lugar, meio segundo atrás do tempo mais rápido de Oscar Piastri na McLaren. Enquanto isso, Sergio Perez, no outro Red Bull, terminou em décimo segundo lugar, seis décimos atrás do líder. Por um período significativo de tempo, Verstappen não tem sido considerado o favorito para a Qualificação.
Damon Hill, um comentarista da Sky F1, compartilhou seus pensamentos: “Na verdade, não testemunhamos o verdadeiro ritmo da Red Bull, mas acredito que eles estão sob pressão. Esta é provavelmente a menos dominante que eles estiveram em qualquer corrida nos últimos dois anos que eu estive presente.”
O palco está montado para uma das sessões de Qualificação mais imprevisíveis em muito tempo. Três equipes e quatro ou cinco pilotos têm uma chance legítima de garantir uma posição de largada importante para o Grande Prêmio de Emilia-Romagna de domingo. E, é claro, nossa teoria permanece: um determinado e motivado Max Verstappen é um Max Verstappen incrivelmente rápido… Leia o relatório abrangente de Jad Mallak sobre o FP3 aqui >>>